Para o professor Thiago Vieira, a perseguição religiosa “educada” tem aumentado em níveis alarmantes, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.
Na quinta aula do curso Liberdade e Perseguição Religiosa, disponível no Núcleo de Formação da Brasil Paralelo, o professor apresentou uma pesquisa urgente do Pew Research Center, instituição de pesquisa social da Califórnia.
Em 2019, antes da pandemia do coronavírus, o Brasil estava na 44ª posição do ranking de liberdade religiosa, após a pandemia, o Brasil foi para a 134ª posição. Ele destacou que o fechamento de igrejas e a proibição de rituais religiosos foi contra doutrina estabelecida pelo direito constitucional internacional.
Outro exemplo de perseguição religiosa educada é a matéria publicada no Portal da Brasil Paralelo há 2 meses. Isabel Vaughan-Spruce foi denunciada à polícia por alguém que a considerou suspeita por estar na calçada de uma clínica de aborto, em Birminghan, no Reino Unido. O espectador alertou aos agentes que ela poderia estar rezando.
De acordo com a Aliança em Defesa da Liberdade UK (ADF UK), as autoridades de Birmingham estabeleceram "zonas de censura" perto de clínicas de aborto. Isso torna ilegal que as pessoas se comportem desaprovando ou aprovando o procedimento.
São consideradas ilícitas manifestações por meios gráficos, verbais ou escritos, por oração ou aconselhamento.
Um vídeo que circula na internet mostra a mulher parada silenciosamente em uma calçada, em frente a uma clínica de aborto, enquanto os policiais a abordam e realizam a prisão.
“Houve um repentino aumento nas violações contra os cristãos – de 145 países em 2018 para 153 um ano depois. A Open Doors World Watch List de 2022 reportou ‘mudanças sísmicas no quadro da perseguição’ para os cristãos”, afirmou a instituição Ajuda a Igreja que sofre.
Pela primeira vez em 29 anos de história da pesquisa, todos os 50 países mais ofendidos atingiram “altos” níveis de perseguição. Em 75% dos países pesquisados, a opressão ou perseguição aos cristãos aumentou.
Para entender esse tema, a Brasil Paralelo convidou o professor Thiago Rafael Viera para ser o mais novo professor do Núcleo de Formação.
Thiago é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent's Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae).
Assine o plano Premium e tenha acesso a todos os filmes, documentários, programas e cursos da Brasil Paralelo - toque aqui para saber mais.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP