O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, teria vazado informações sobre o impacto das estratégias de Israel para atingir petrolíferas iranianas.
Segundo o jornal The Guardian, os ataques de Israel seriam uma resposta a um ataque iraniano com mísseis balísticos.
Não ficou claro se as discussões são internas do Pentágono ou envolvem os Estados Unidos e autoridades israelenses.
Além disso, Biden não especificou sua posição sobre o suposto plano de ataque.
O conflito no Oriente Médio é complexo e impacta a economia em todo o mundo. Quer entendê-lo melhor? Assista From the River to the Sea na Brasil Paralelo. Estreia no dia 07 de outubro.
Os EUA e Israel discutem uma resposta adequada ao ataque iraniano, que foi uma retaliação à morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, por Israel.
Biden e aliados do G7 apoiam uma resposta proporcional de Israel, mas se opõem a ataques ao programa nuclear iraniano.
O Irã alertou que qualquer país que ajudar Israel será considerado um alvo legítimo. O presidente iraniano busca garantias de neutralidade dos líderes da região do Golfo, enquanto a Arábia Saudita expressa desejo de melhorar relações com o Irã.
O conflito pode bloquear o Golfo Pérsico, afetando a capacidade de exportação de petróleo dos países ao redor, o que poderia ser um fator para o aumento do preço do petróleo em todo o mundo.
A economista-chefe da B. side, Helena Veronese, afirma que a participação do Irã na guerra era uma das grandes preocupações. Isso pois impactaria o preço do petróleo. O país é um dos maiores produtores do mundo e um ferrenho apoiador do grupo Hezbollah.
A alta poderia ocorrer pelo seguinte motivo:
No início da guerra entre Israel e Hamas, o valor chegou a US$90 por barril. No dia 30 de setembro de 2024, este valor estava cotado em US$71.
Não são apenas os que possuem carros, motos ou outros veículos automotores que sofrem impacto no aumento desses preços. Por impactar também nos custos de logística, aumento de custos de Petróleo impactam toda a população.
Além da alta do preço do barril, o Brasil ainda precisará lidar com a alta do dólar que também sofre impacto de diversos fatores internacionais.
No Brasil, o preço da gasolina também é impactado pela alta do dólar.
A instabilidade gerada pela guerra pode levar aumentar os investimentos na moeda americana, fazendo o dólar se valorizar e aumentando o preço final para os brasileiros.
Além disso, as instabilidades do cenário econômico brasileiro, principalmente, no cenário fiscal, a capacidade do governo brasileiro de arcar com as contas públicas, pressiona o preço do dólar a aumentar. Apenas em 2024, o aumento já foi de mais de 12%.
A política de preços da Petrobras no Brasil é baseada na Paridade de Preços Internacional (PPI). Desde 2016, os preços dos combustíveis no país são influenciados pelos custos de importação, apesar de o Brasil ser autossuficiente na extração de petróleo.
O preço da gasolina e do diesel, no Brasil, é formado basicamente por 4 custos:
Além disso, o preço final nas bombas também é afetado pelos altos impostos, como ICMS, CIDE, PIS/PASEP e Cofins.
Isso pode levar a preços diferentes em cada estado.
Assim, o preço da gasolina é resultado de uma combinação de fatores, incluindo a política de preços, capacidade de refino, custos do etanol e impostos, o que torna importante monitorar tanto as mudanças nessas áreas quanto o cenário econômico mais amplo.
A guerra no Oriente Médio não tem previsão de fim. Isso significa não apenas redução da estabilidade internacional, mas também aumento de custos direto para as pessoas em todo o mundo, inclusive, no Brasil.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP