O que é ter orgulho de ser brasileiro?
Ter orgulho de ser brasileiro é ter um sentimento de satisfação e gratidão ao olhar para o que o Brasil é e para a sua história. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de ignorar os defeitos do país, mas sim de saber que as suas qualidades são capazes de superar os problemas.
O ser humano defende e protege aquilo que tem orgulho. Se o brasileiro deseja ter um país melhor, valorizando o que é bom e resolvendo o que está ruim, ele precisa primeiro aprender a ter orgulho do Brasil.
- Neste artigo você verá os 10 principais motivos para se ter orgulho de ser brasileiro.
1 – O Brasil fundou uma forma eficiente e pacífica de fazer diplomacia
O famoso Barão do Rio Branco foi um diplomata brasileiro responsável por aumentar o território de seu país em mais de 900 mil km² sem precisar usar de violência.
Em 1902, ele foi convidado para ser ministro das Relações Exteriores do Presidente Rodrigues Alves.
Barão do Rio Branco estabeleceu que problemas de fronteiras não devem ser resolvidos mediante a guerra, mas sim por:
- negociações diplomáticas bilaterais: negociações feitas por dois países onde o interesse dos dois é levado em consideração. Nessas reuniões, algo só é decidido se ambos concordarem;
- deliberação internacional: quando os dois países não entram em acordo um terceiro é nomeado como um juiz. Esse juiz decide quem tem a razão naquela disputa.
Com essa estratégia ele negociou e consolidou 900 mil km² de terras que estavam em disputas entre o Brasil e outros países.
Isso incluía as fronteiras com a Argentina, Uruguai, Bolívia e Guiana Francesa.
Rio Branco morreu como um herói, e a ocasião de sua morte mobilizou tanto os brasileiros que até o carnaval foi adiado por conta do luto oficial. A sua maneira de fazer diplomacia virou a base da diplomacia brasileira.
Em tempos em que as pessoas convivem com o medo da guerra, uma diplomacia pacífica como a fundada pelo Brasil é muito bem recebida e admirada em todo o mundo.
2 – O Brasil é o país que alimenta o mundo
O Brasil alimenta, sozinho, 900 milhões de pessoas por ano, utilizando apenas 7% de seu território para a lavoura.
Aumentando a produção, o Brasil pode fornecer alimento e água para as mais de 7 bilhões de pessoas do mundo sem o menor aperto.
Atualmente o Brasil é o 3º maior produtor agrícola do planeta, estando atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia.
A ONU afirmou, em seu relatório de perspectivas agrícolas de 2015, que o Brasil se tornará o maior exportador de produtos agrícolas do mundo em 2024.
3 – O Esporte brasileiro já teve incríveis conquistas
O Brasil é conhecido por sua excelência no futebol, e isso vem despertando no povo o orgulho de ser brasileiro. Faz muito sentido, já que é o país que mais ganhou Copas do Mundo no esporte mais popular do planeta.
E não é apenas no futebol que o Brasil se destaca:
- Na ginástica artística, a gaúcha Daiane dos Santos impressionou o mundo ao conquistar a medalha de ouro no mundial de Anaheim, nos EUA. Ela venceu executando um duplo twist carpado, movimento nunca realizado antes. Esse movimento foi batizado com o nome “Dos Santos” em homenagem à atleta.
- Na natação, César Cielo quebrou diversos recordes em sua carreira. Ele foi campeão olímpico na modalidade 50 metros livres em Pequim, ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze no Pan-Americano do Rio de Janeiro, e quebrou o recorde americano dos 100 metros em 2006.
- Na corrida, Ayrton Senna se consagrou como herói nacional. Foram 65 vezes em que o atleta subiu ao pódio, sendo 41 vitórias. Quase 3.000 voltas estando na liderança e 3 vezes campeão mundial. Infelizmente ele morreu em um acidente enquanto participava de uma corrida em 1994.
A lista de esportistas brasileiros que atingiram reconhecimento mundial é extensa. Vale lembrar que, para além do esporte, pessoas como Ayrton Senna conquistaram o Brasil por suas falas motivacionais e reflexões sobre onde a determinação pode levar o ser humano.