Érico Nogueira apresenta a importância dos clássicos da literatura brasileira. Veja os 10 melhores

Redação Brasil Paralelo

A literatura brasileira surge com a chegada das caravelas portuguesas no Brasil, com a carta de Pero Vaz de Caminha. O que se produziu nesse território bebe da herança dos autores lusos dos séculos XVI e XVII. De José de Anchieta a João Guimarães Rosa, uma rica literatura se produziu em solo brasileiro.

Veja 10 grandes clássicos da literatura brasileira, a leitura deles é indispensável!

Índice de Conteúdo

  1. Qual a importância da literatura?
  2. 10 clássicos da literatura brasileira

Para não perder conteúdos como este, acompanhe todas as produções gratuitas da Brasil Paralelo.

Qual a importância da literatura?

A literatura tem grande importância para o desenvolvimento do indivíduo por ser uma prática que ajuda na formação da personalidade. O hábito da leitura faz com que as pessoas desenvolvam e ampliem a imaginação, a criatividade, o vocabulário, a interpretação do mundo e a vivência de experiências, o que enormemente contribui para a formação.

Na literatura, há uma ponte entre o indivíduo e o mundo que a narrativa constrói. É possível experimentar as vivências das personagens, viver suas emoções e absorver os valores que ensinam.

É a partir do hábito de leitura que as crianças e os jovens desenvolvem e praticam a sua interpretação de texto, escrita e ampliação do vocabulário.

  • A dificuldade para muitas pessoas é entender e lembrar o que leram. Para tirar o máximo proveito de um livro, algumas técnicas de leitura podem ser muito úteis. Veja o guia clássico para a leitura inteligente.

A Literatura é a arte da palavra, ela, assim como a língua de que se vale, é um instrumento de comunicação e de interação social e cumpre o papel de transmitir os conhecimentos e a cultura de uma comunidade.

A literatura está vinculada à sociedade em que se origina, assim como todo tipo de arte, pois o artista não consegue ser indiferente à realidade.

As obras literárias são resultado de um conjunto de fatores: as experiências do autor, sua personalidade, seu universo interior, sua relação com a sociedade e as pessoas que o circundam, suas ideias.

Toda essa dinâmica pode ser absorvida por um leitor atento, há um imenso universo a ser explorado em cada livro.

  • Se você tem dificuldade para ler, entender e se lembrar do que leu, faça parte da Sociedade do Livro. Você vai aprender o método da leitura sintópica, o mais avançado e mais utilizado pelos melhores estudantes do mundo. Além disso, grandes professores conduzirão a leitura de temas fundamentais ao ser humano, como morte, vida, amor, simbologia e muito mais.

A literatura, portanto, é de grande importância por contribuir com a formação pessoal e com a ampliação do imaginário.

  • Bons livros contribuem para que as leituras tragam esses benefícios. Veja 10 grandes clássicos da literatura brasileira que a Brasil Paralelo separou para você.

10 grandes clássicos da literatura brasileira

  • Antes de apresentarmos a lista, veja a opinião do professor Alexandre Soares Silva a respeito da atual situação da literatura brasileira. Trecho retirado da nossa série “Brasil — A Última Cruzada”:

Dom Casmurro, Machado de Assis

Dom Casmurro

O clássico Dom Casmurro, publicado em 1899, conta a história de Bento Santiago e como recebeu o título de Dom Casmurro. A partir disso, ele começa a rememorar a sua vida, a partir da infância, desde a promessa feita pela mãe de levá-lo ao seminário, a sua paixão por Capitu e a promessa de fugir do seminário para com ela se casar.

Ao criar a personagem Capitu, a espantosa menina de “olhos oblíquos e dissimulados”, de “olhos de ressaca”, o autor legou um incrível mistério, até hoje indecifrado.

  • Contribua para que mais artigos como este continuem a ser produzidos e torne-se Membro Patriota da Brasil Paralelo por apenas R$ 10 mensais. Além disso, você acessa materiais exclusivos todos os meses e ajuda na expansão e continuidade deste trabalho.

Auto da Compadecida, Ariano Suassuna

O Auto da Compadecida é um dos livros mais famosos do Brasil

A peça de Ariano Suassuna conta a história de dois amigos que vivem se metendo em encrencas no vilarejo onde moram. João Grilo vive envolvido em confusões e Chicó é um covarde que adora contar mentiras. No entanto, o medo, a experiência com a morte, o Céu e o Inferno vão assombrar os personagens, fazendo com que eles repensem as suas atitudes.

Antes do Baile Verde, Lygia Fagundes Telles

Antes do baile Verde de Lygia Fagundes Telles

Considerado como um dos melhores livros de Lygia Fagundes Telles, Antes do Baile Verde reúne narrativas escritas pela autora entre os anos de 1949 e 1969. 

As histórias presentes na obra trazem uma diversidade de narrativas, como a presente em “A caçada”, que conta a história de um homem que mergulha em uma velha tapeçaria encontrada num antiquário, como se tivesse participado dela noutro momento.

Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

Triste fim de policarmo quaresma

Triste Fim de Policarpo Quaresma narra o destino tragicômico de um nacionalista ingênuo e idealista, completamente alucinado pela ideia de fazer do Brasil um país grandioso. Para isso, ele bola estratégias loucas, como o retorno do uso da língua tupi-guarani, e insiste em redigir documentos oficiais nessa língua. 

Com uma narrativa leve e cômica, recheada de críticas a vários aspectos da sociedade, a obra faz uma descrição do Brasil durante a Primeira República.

Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues

Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues é um dos principais livros da literatura brasileira

Uma das maiores obras da dramaturgia brasileira, a peça é dividida em três planos: da alucinação, da memória e da realidade. O enredo tem como base a história de Alaíde, uma moça que é atropelada por um automóvel e, enquanto é operada no hospital, relembra a relação com a irmã Lúcia, de quem tomou o namorado Pedro, e sonha com um encontro com Madame Clessi, uma prostituta assassinada pelo namorado de dezessete anos.

  • Veja a opinião do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé acerca deste clássico: 

Vidas Secas, Graciliano Ramos

um dos clássicos da literatura brasileira é Vidas Secas

Vidas Secas acompanha a trajetória da família de Fabiano, Sinhá Vitória, os dois filhos do casal e a cadela Baleia na fuga do sertão em busca de oportunidades. O que impulsiona os personagens é a seca, a procura de meios de sobrevivência e um futuro.

  • Torne-se Membro do Núcleo de Formação da Brasil Paralelo para ter acesso ao Núcleo de Formação. Você terá conteúdos exclusivos de todos os documentários e acesso a dezenas de cursos sobre história, filosofia, economia, arte e educação. Aprenda com os grandes pensadores da humanidade e receba conteúdo inédito todos os meses.

Os Sertões, Euclides da Cunha

Os sertões é um clássico

Os Sertões é um livro do escritor e jornalista brasileiro Euclides da Cunha, publicado em 1902. É considerado como o primeiro livro-reportagem brasileiro. Trata da Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Euclides da Cunha presenciou uma parte da guerra como correspondente do jornal O Estado de São Paulo. 

Em seu épico, narra a saga dos rebeldes de Canudos liderados pelo líder religioso Antônio Conselheiro.

A Moreninha, Joaquim Manoel de Macedo

A Moreninha representa a literatura brasileira

Em uma viagem, quatro estudantes de medicina fazem uma aposta de que se um deles se apaixonasse durante o veraneio, teria que escrever um livro a respeito. Um deles se apaixona pela Moreninha, mesmo já estando comprometido.

A Paixão Segundo G. H., Clarice Lispector

A paixão segundo GH na lista dos livros brasileiros

O enredo trata de uma mulher identificada apenas pelas iniciais G. H., que depois de demitir a empregada e tentar limpar o quarto, relata a perda da individualidade após esmagar uma barata na porta de um guarda-roupa.

No dia seguinte, ela narra a própria impotência de escrever o episódio. A história se organiza em capítulos de sequência sistemática — cada um começa com a mesma frase que serve de fechamento ao anterior. A interrupção é elemento de continuidade, numa representação simbólica do que é a experiência de G. H.

Comente e compartilhe. Quem você acha que vai gostar de ler sobre clássicos da literatura brasileira?

A Brasil Paralelo é uma empresa independente. Conheça nossas produções gratuitas. Todas foram feitas para resgatar os bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.

Outras entrevistas

VER TODAS