This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Cinema
3
min de leitura

Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire em cinebiografia

Ator é conhecido por apoio à esquerda.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/6/2025 19:55
Portal Terra

Wagner Moura vai interpretar Paulo Freire no filme "Angicos", uma cinebiografia sobre o educador

A produção já está em fase de desenvolvimento e será baseada no experimento que Freire realizou na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. O professor alfabetizou cerca de 300 pessoas em apenas 40 horas.

O longa será dirigido por Felipe Hirsch, conhecido pelo filme "Severina", e terá trilha sonora de Egberto Gismonti. O roteiro foi escrito em parceria com Juuar Itamar Vieira Junior. 

O projeto conta com a consultoria da família de Paulo Freire e o apoio do Instituto Paulo Freire. Atualmente, o filme segue em fase de desenvolvimento, sem previsão de estreia. 

  • Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.

Quem foi Paulo Freire?

Paulo Freire é uma figura que divide opiniões. Ele é o autor nacional mais referenciado no mundo na área da educação e cofundador do PT

Seu método de alfabetização usa a realidade do aluno e palavras de seu dia a dia para facilitar o aprendizado

No entanto, suas teses vão muito além da alfabetização. Para Paulo Freire, a educação não é apenas uma ferramenta de ensino, mas um instrumento de transformação social

Sua principal tese, exposta em obras como "Pedagogia do Oprimido", defende que a educação deve formar "revolucionários":

"Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará (edição de 1987, p. 17)."

Para Freire, a transformação buscada  pela educação era a revolução socialista, com base em ideias marxistas de luta de classes.

Ele elogiava e citava em suas obras líderes comunistas como Che Guevara e Fidel Castro, vistos por ele como "heróis da pedagogia":

"O que não expressou Guevara, talvez por sua humildade, é que foram exatamente esta humildade e a sua capacidade de amar que possibilitaram a sua ‘comunhão’ com o povo. (...). Este homem excepcional revelava uma profunda capacidade de amar e comunicar-se."

O autor também defendia que não deveria existir hierarquia entre professor e aluno, vendo o professor como um facilitador, e não como uma figura de autoridade. 

Além disso, ele questiona as estruturas da família tradicional, afirmando:

"as relações pais-filhos, nos lares, refletem [...] as condições autoritárias, rígidas, dominadoras, incrementam o clima da opressão."

Wagner Moura: ator de esquerda em papéis polêmicos

Essa não será a primeira vez que Wagner Moura se envolve em produções que abordam figuras ou temas ligados à esquerda.

Em 2019, Moura fez sua estreia como diretor com o filme "Marighella", que conta a vida do guerrilheiro comunista Carlos Marighella, fundador da Ação Libertadora Nacional - ALN, grupo armado de oposição ao regime militar (a Ação Libertadora Nacional - ALN). 

  • Conheça a história de Marighella com o especial A Face Oculta de Carlos Marighella. Assista abaixo:

O ator chegou a dizer que o filme era "o primeiro filme que se opõe a quem chegou ao poder no Brasil". 

A produção enfrentou boicote e dificuldades de financiamento, e Moura declarou estar "preparado para a porrada" pelos ataques que recebeu.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais