A teoria marxista é uma das ideologias mais influentes no mundo moderno. Seus preceitos se desenvolveram e inspiraram diversos governos e movimentos sociais. Compreender as origens do pensamento de Marx e suas influências permite entender a força de suas ideias.
O espírito revolucionário moderno se desenvolveu a partir das teorias de Marx.
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Os pontos centrais da teoria marxista são o materialismo e a luta de classes. Para Karl Marx, pensamentos filosóficos e religiosos que falam sobre eternidade da alma ou um Paraíso sobrenatural são enganações, os trabalhadores devem lutar contra as classes dominantes para criar o Paraíso na terra, defende o autor.
Para entender como Marx chegou nessa ideia, é necessário entender os pensamentos filosóficas que o influenciaram.
Principais influências da teoria marxista
São três as principais influências de Karl Marx: as filosofias de Hegel e de Ludwig Feuerbach, e a teoria econômica de David Ricardo. Suas teorias foram incorporadas às teorias marxistas segundo a compreensão de mundo de Marx.
O princípio da filosofia hegeliana é que o mal possui uma força criativa. Cada vez que ideias são confrontadas, isto é, teses contra antíteses, surge uma síntese superior, melhorada.
Hegel acreditava que não existe uma verdade absoluta, pronta e objetiva; sempre haverá embate entre ideias, e uma nova e melhor surgirá como resultado.
Consequentemente, o mundo sempre estará mudando em sua forma de pensar, contanto que as ideias sejam combatidas por opostos, a fim de que surjam novas ideias: as sínteses.
Para Marx, as transformações dialéticas ocorrem na história a partir do choque das estruturas sociais e das ideias humanas.
Dessas ideias decorrem dois pontos importantes da teoria marxista: adialética do materialismo histórico e a luta de classes.
Outro ponto importante da teoria marxista é sua compreensão de natureza humana. Neste campo, Marx é influenciado pelas ideias de Feuerbach.
Para Ludwig Feuerbach, os seres humanos são explicados estritamente pelo aspecto material e físico. O campo espiritual é irrelevante, essa é a condição da humanidade.
A teoria subjetiva do valor, de David Ricardo e outros economistas da época, é uma ideia importante que será transformada pela teoria marxista. O preço de bens para uso ou troca supõe um valor que o mercado atribui a eles.
Na teoria marxista, o valor dos bens de consumo é algo subjetivamente concebido por aquele que o produz.
Teoria Marxista
Os principais pontos da teoria marxista são:
materialismo histórico-dialético;
luta de classes;
Mais-Valia;
ideia de alienação;
superestrutura e infraestrutura;
socialismo científico.
Materialismo histórico-dialético
Marx defendeu que vivemos em um mundo onde tudo é material, não havendo o sobrenatural. Assim, são abolidas as noções espirituais e o transcendente. A sociedade passa a ser explicada apenas em um ciclo de classes opressoras e oprimidas.
Defendendo a materialidade de tudo, os valores morais também são reduzidos à materialidade, importando apenas os bens econômicos. Não há respeito à dignidade única de cada pessoa, sua liberdade, vida e escolhas.
O comunismo seria um paraíso terrestre, uma sociedade idealizada. Em prol de um futuro idealizado, sacrifica-se o presente.
Luta de classes
Cartazes soviéticos representando os trabalhadores, grupo preferido de Marx para promover a luta de classes.
Para a teoria marxista, a sociedade é constituída de classes opressoras e oprimidas. No embate entre esses grupos surgem as transformações sociais. Para quebrar as estruturas de classes é preciso opor quantos grupos forem necessários.
Empregados contra patrões, homens contra mulheres, ricos contra pobres, quanto mais antagonismo melhor. As divisões produzirão a luta de classes e a revolução que Marx deseja.
Socialismo científico
O conceito de socialismo científico concretizou a ideia do que é socialismo, sendo uma etapa anterior ao comunismo, uma ideologia política e socioeconômica que orienta de forma prática como instaurar a revolução. A finalidade é alcançar uma sociedade igualitária, sem classes e apátrida, sem nacionalidade.
Para Marx, o sistema capitalista promove a dominação burguesa e a desigualdade. Os trabalhadores conscientes dessa dominação, promovem a revolução.
A consciência da opressão é um ponto essencial para a teoria marxista. O conceito de Mais-Valia ajuda os trabalhadores a perceberem a dominação.
Mais-Valia
A noção de Mais-Valia está entre as principais ideias de Karl Marx, sendo talvez uma de suas concepções mais conhecidas. Ele condenava o lucro que ficava com os patrões e não com os operários.
Notando que os salários eram desiguais e que a menor parte ficava com os trabalhadores proletariados, ele considerou isso uma injustiça. Essa seria a fonte de insatisfação dos operários contra os patrões.
Pensando a Mais-Valia, Marx não considerou a procura pelo produto, o modo de fabricação, o benefício que gera e outros aspectos.Apenas considerou o trabalho braçal.
A dominação da classe burguesa sobre os trabalhadores, os lucros sobre seus trabalhos só são possíveis a partir da ideia de alienação.
Teoria da Alienação
De acordo com Marx, alienação é todo tipo de dependência entre os homens. Ele não faz distinção se a dependência é justa ou injusta. A alienação é um dos principais tópicos da filosofia marxista e pode ser desmembrada da seguinte forma:
alienação econômica: dependência causada pelo fato de uns terem propriedade privada e outros não;
alienação social: dependência causada pela diferença de classes;
alienação política: dependência causada pela presença coercitiva do Estado, um mal necessário até que se alcance o comunismo;
alienação ideológica: dependência causada por causa da filosofia;
alienação religiosa: dependência causada pela pregação de que há um Deus e pela submissão das pessoas a uma doutrina de fé.
Superestrutura e infraestrutura
Para a teoria marxista, a sociedade é constituída em superestrutura e infraestrutura. Superestrutura são os mecanismos de controle do status quo. São exemplos disso: a cultura, a religião, a moral, o direito.
A infraestrutura são os trabalhadores, as forças produtivas e as relações de produção. Tudo se resume a trabalho. É a infraestrutura que lança as bases para a manutenção da superestrutura.
A superestrutura é a dominação das classes. Os trabalhadores, com sua força de produção, formam a infraestrutura. A superestrutura é pensada para manter os operários alienados.
Marx defendia que o comunismo seria alcançado mediante a ditadura do proletariado (socialismo). Somente dessa forma as estruturas sociais seriam alteradas.
A teoria marxista não engloba apenas a obra de Karl Marx.Diversos autores desenvolveram suas teorias e as envolveram em outros campos do conhecimento, além de teorizarem novos desdobramentos para as teses de Marx.
Os trabalhadores ao redor do mundo não se uniram como Marx previa. Novas correntes do socialismo foram se espalhando pelo mundo, como na Rússia em que uma vanguarda tomou o poder em nome do povo.
Na China, Cuba, Vietnã, e outros países viveram experiências socialistas com ideias diferentes daquelas originalmente propostas por Marx.
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Apesar das diferenças, há um padrão da teoria marxista que se replica: o espírito revolucionário.
Para o professor de direito e filosofia Marcus Boeira, há um método operacional das revoluções, ele as chama de modalidades de guerra.
As modalidades de guerra
São três as modalidades de guerra que são desdobramentos da teoria revolucionária marxista:
Guerra Cultural;
Guerra de Informação;
Guerra de Narrativas e da Desinformação.
Guerra Cultural
A revolução lenta e pacífica é feita por meio da guerra cultural. Sem que seja derramado sangue ou sem que as pessoas sequer percebam, a revolução vai tomando as instituições, símbolos da cultura e modificando ambos para consolidar seu projeto de poder. A estratégia foi desenhada por Antonio Gramsci.
Guerra de Informação
A guerra de informação é uma estratégia adotada por vários países no século XX, especialmente no contexto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria. Ocupar espaço, controlar informações cruciais, são formas de deter vantagens objetivas contra adversários.
Guerra de narrativas e desinformação
Da Guerra Cultural para a Guerra de Informação houve um ponto de inflexão que é a Hegemonia. O ponto de inflexão da Guerra de Informação para a Guerra de Narrativa se chama Indústria da Desinformação.
Saul Alinsky é quem percebeu que melhor do que tomar a informação do adversário para ter uma vantagem competitiva, é lançar uma informação falsa sobre o adversário que o coloca em xeque perante todos os demais. Plantar uma mentira proposital para comprometer os planos de ação do adversário — para isso é usado a tática da desinformação.
Entenda melhor como a estratégia das modalidades de guerra foram usadas por defensores da teoria marxista.
Antonio Gramsci
Antonio Gramsci foi um teórico italiano do partido comunista italiano responsável por compreender que era perda de tempo fazer uma revolução armada.
Empreender uma guerra para conseguir o poder a fim de tomar o Estado para implementar o socialismo através da planificação da economia e de tudo aquilo que a teoria socialista propunha, para Gramsci, não era a melhor opção.
Ele argumentou que era mais fácil, por meio das instituições culturais, fazer as pessoas acreditarem que o sistema não vale nada e que o socialismo é a melhor opção.
Gramsci entendia que a revolução cultural era um fronte de batalha muito mais viável que o estado de armas implementado por Lênin na União Soviética.