Um ranking de 2025 da organização britânica GreenMatch colocou a China como o quarto maior poluidor dos oceanos com plástico.
O país é responsável por cerca de 71.000 toneladas métricas de resíduos plásticos que chegam aos mares anualmente.
Ficando atrás apenas da Malásia, responsável por 73.000 toneladas, da Índia, com 130.000 toneladas e das Filipinas, com 360.000.
Além disso, a China é o maior fabricante de plástico do mundo, respondendo por 32% da produção global em 2021. A América do Norte (18%) e a Europa (15%) vêm na sequência.
A consequência visível dessa poluição massiva são as chamadas "ilhas de lixo" ou "manchas de lixo" nos oceanos, grandes áreas de acúmulo de detritos plásticos formadas pelas correntes marítimas.
A mais famosa delas é a Grande Mancha de Lixo do Pacífico, localizada entre a Califórnia e o Havaí.
Um estudo de 2022 que analisou a composição dessa "ilha" de plástico concluiu que a China era responsável por 32% dos resíduos encontrados.
O país ficou atrás apenas do Japão, que foi responsável por cerca de 34% dos materiais encontrados no local.
Além dos resíduos plásticos, a International Trade Administration (ITA) afirma que a China descarregou 55,7 bilhões de metros cúbicos de águas residuais no mar em 2021, sendo que 28,7% disso veio de fontes industriais.
Além disso, a expectativa é de que o país também jogue 90 milhões de toneladas de lodo industrial com altos níveis de silte e metais pesados no mar até o fim de 2025.
Leia também:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.