O famoso samba 16 Toneladas, cantado por Noriel Vilela, foi inspirado em uma canção americana com o mesmo nome, de Merle Travis.
Apesar do ritmo alegre, a música conta sobre a vida de um trabalhador que está em condições análogas à escravidão em uma mineradora na cidade de Rosewood, Kentucky.
Mesmo depois da escravidão ter sido abolida no país, a companha mineradora da cidade não pagava seus funcionários em dinheiro.
Eles trabalhavam em troca de vales para gastar na loja da empresa, que oferecia comida, remédios, ferramentas e roupas.
Além disso, as casas onde os trabalhadores moravam pertenciam à companhia, que descontava o valor do aluguel dos “salários”.
Em meio esse cenário, os funcionários viviam devendo dinheiro para a empresa, fazendo com que eles não tivessem a opção de deixar o trabalho, como descrito nos refrão da música original:
“Você carrega dezesseis toneladas, o que ganha? Um dia mais velho e mais endividado. São Pedro, não me chame, pois eu não posso ir, eu devo a minha alma para a loja da companhia.”
O nome da música é 16 toneladas porque essa era a quantidade de carvão que os mineradores costumavam carregar ao longo de um dia de trabalho.
A canção americana de 1947 se tornou um grande sucesso no país, chegando a aparecer entre as mais tocadas por 10 semanas.




.jpg)
.jpg)








.jpg)











