This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Trump é indicado ao Prêmio Nobel da Paz por cessar-fogo entre Israel e Irã

Paquistão também tinha falado de recomendá-lo antes de ataques no Oriente Médio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/6/2025 21:31
reprodução redes sociais

O presidente dos EUA recebeu uma indicação para ganhar o Prêmio Nobel da Paz por seu papel em mediar o acordo de cessar-fogo que o conflito de 12 dias entre Israel e Irã. 

A indicação foi feita pelo deputado republicano Buddy Carter, do estado da Geórgia

Em uma carta enviada ao Comitê Norueguês do Nobel nesta terça-feira (24), Carter recomendou Trump por seu "papel extraordinário e histórico" para evitar uma guerra de maiores proporções no Oriente Médio.

Buddy Carter justificou a indicação afirmando que presidente não só mediou a paz, mas também agiu de forma decisiva para impedir que o conflito escalasse:

"A influência do presidente Trump foi fundamental para a rápida concretização de um acordo que muitos acreditavam ser impossível."

O parlamentar também destacou a importância da operação para impedir que “o maior Estado patrocinador do terrorismo do mundo obtivesse a arma mais letal do planeta".

Além disso, ele afirmou que a atuação de Trump na crise exemplifica os ideais do prêmio:

"A liderança de Trump durante a crise exemplifica os próprios ideais que o Prêmio Nobel da Paz busca reconhecer: a busca pela paz, a prevenção da guerra e o avanço da harmonia internacional. [...] O presidente Trump demonstrou ambas [coragem e clareza], oferecendo ao mundo um raro vislumbre de esperança."

O representante de Israel na ONU, Danny Danon, chegou a afirmar que o presidente merece o prêmio:

Acho que devemos agradecê-lo por sua liderança e pelas decisões que tomou, e reconhecer os esforços dos Estados Unidos

Essa não foi a primeira indicação de Trump para o Nobel da Paz. O Paquistão anunciou que iria recomendá-lo por seu papel no fim do conflito com a Índia.

No começo do ano um atentado terrorista aumentou a tensão entre os dois países, fazendo a Índia bombardear alvos na fronteira.

Um dia após o anúncio Trump ordenou o bombardeio às instalações nucleares do Irã, o que fez o Paquistão criticá-lo oficialmente.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais