Mundo5 min de leitura

Trump critica tratamento 'terrível' a Bolsonaro em carta de apoio ao ex-presidente

Presidente americano pede que julgamento do ex-presidente "termine imediatamente" e ameaça o Brasil com mais sanções.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Bolsonaro apertando a mão de Trump.
Fonte da imagem: Agência Brasil

Receba notícias gratuitamente em seu email

Donald Trump divulgou mais uma carta defendendo Bolsonaro e afirmando que o ex-presidente está "recebendo um tratamento terrível" de um "sistema injusto". 

No documento, Trump faz críticas ao judiciário brasileiro, exigindo que o julgamento de Bolsonaro acabe:

"Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente!"

O presidente americano seguiu dizendo que não está surpreso em ver o ex-presidente "liderando nas pesquisas", afirmando que ele foi um "líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país". 

O presidente americano também expressa preocupação com o que chamou de "ataques à liberdade de expressão”:

"Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo."

A reação do governo brasileiro

Geraldo Alckmin defendeu a separação de Poderes e disse que não existe relação entre questões do poder judiciário e questões comerciais:

"Uma coisa é a questão do Poder Judiciário –e é importante destacar que a separação dos poderes é pedra basilar do Estado Democrático de Direito– e outra coisa é a tarifa, que é comércio, e no comércio se busca solução. Nós queremos até ampliar o comércio, podemos ter meta de ampliação do comércio Brasil com os Estados Unidos. Não há nenhuma relação entre questões do poder judiciário e tarifas. São coisas que não têm nexo

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, classificou a carta como "chantagem" contra o Brasil:

"A carta de Donald Trump a Jair Bolsonaro expõe cruamente a chantagem que estão fazendo contra o Brasil. O norte-americano exige que o país desista da soberania nacional, de nossa Justiça e nossas leis, para desarmar as tarifas e sanções que ameaça impor ao país. Quanto mais se aproxima a hora do julgamento, mais claro fica que Bolsonaro coloca seus interesses acima de tudo, inclusive do Brasil e do povo brasileiro."

Já Bolsonaro publicou um vídeo no qual agradeceu a mensagem do presidente americano e disse que o processo contra ele seria uma tentativa de enfraquecer “a maior liderança de direita da América do Sul". 

[VENDA] BP 10 ANOS

Leia a carta na íntegra

"O Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Caro sr. Bolsonaro:
Eu vi o terrível tratamento que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra você. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não estou surpreso em vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto."

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS