Notícia
3
min de leitura

Torturas, morte e exclusão: Portas Abertas lança lista de perseguição aos cristãos em 2024

Em 2024, o número de cristãos perseguidos aumentou para mais de 365 milhões ao redor do mundo.

Religião
Sociedade
Imagem da capa: reprodução Vatican News.
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

A Missão Portas Abertas acaba de lançar a Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024, um documento que elenca os países mais hostis ao cristianismo e aos cristãos. 

A missão do grupo é descobrir os locais onde há maior perseguição para poder ajudar os cristãos com: 

  • serviços emergenciais; 
  • socioeconômicos;
  • pós-trauma, 
  • distribuição de material cristão, como: Bíblias, alimentos, roupas, medicamentos e o que o cristão tiver mais necessidade. 

A pesquisa para a produção da LMP deste ano abrange o período de 1º de outubro de 2022 a 30 de setembro de 2023, para descobrir aproximadamente quantos cristãos são perseguidos no presente.

A perseguição moderna

Os dados da Lista Mundial da Perseguição (LMP) 2024 afirmam que mais de 365 milhões de cristãos no mundo enfrentam altos níveis de perseguição e discriminação por causa da fé em Jesus. 

Isso equivale a dizer que um em cada sete cristãos enfrenta perseguição extrema, severa ou alta.

Para o secretário-geral da Portas Abertas no Brasil, Marco Cruz, a LMP 2024 é uma referência do que tem acontecido no cenário internacional:

“O crescimento da violência, de guerras, fome e perseguição étnica e religiosa refletem pontualmente no trabalho da Portas Abertas, que utiliza das informações dos países em que atua para trabalhar e apoiar de forma efetiva ao cristão perseguido”, disse para a assessoria de imprensa da organização.

Perseguição Extrema

A perseguição violenta aumentou para 13 países, ao invés de 11, como na LMP de 2023. Os países que passaram ao nível de perseguição extrema são Síria (12º) e Arábia Saudita (13º). 

Confira a lista dos países mais hostis aos cristãos:

  1. Coreia do Norte
  2. Somália
  3. Líbia
  4. Eritreia
  5. Iêmen
  6. Nigéria
  7. Paquistão
  8. Sudão
  9. Irã
  10. Afeganistão
  11. Índia
  12. Síria
  13. Arábia Saudita

Nessa edição, todos os 50 países listados permaneceram os mesmos da LMP 2023, mudando apenas suas pontuações e posições.  

Como é a perseguição em cada país?

A organização Portas Abertas comentou como acontece a perseguição em cada um dos países da lista de perseguição extrema.

Coreia do Norte

A Coreia do Norte continua como o país mais perigoso para os cristãos, apesar da diminuição de relatos de violência. 

No país, a religião cristã e todos seus símbolos são proibidos. Segundo o órgão, muitos norte-coreanos foram repatriados da China, tendo possivelmente sido enviados para prisões e campos de trabalho forçado.

Como muitos cristãos norte-coreanos fugiram para a China e outros conheceram a fé em Cristo na Coreia do Norte, é possível que haja seguidores de Jesus entre os deportados.

Índia

Os conflitos políticos entre as etnias meitei e kuki, em Manipur, na Índia, causaram a morte de 160 cristãos e o deslocamento de outros 60 mil seguidores de Jesus que estavam em situação de perigo iminente, aumentando o índice de violência.

Em 2023, nas regiões de Madhya Pradesh e Chhattisgarh, 200 cristãos de 70 famílias foram expulsos de suas comunidades. 

África Subsaariana 

Mais de 14 mil igrejas na região foram atacadas ou fechadas entre 1 de outubro de 2022 e 30 de setembro de 2023. Esse dado é sete vezes maior do que na LMP 2023. 

A desestabilização política e econômica em diversos países da África Subsaariana favorece a ação de grupos extremistas. Casas, negócios de cristãos e igrejas foram os principais alvos dos jihadistas.

A situação foi agravada em países onde aconteceram golpes militares. Nesses locais, os cristãos não têm liberdade de denunciar as violações de direitos humanos e compartilhar a fé em Jesus.

O clima de falta de liberdade foi intensificado com a compra de tecnologia de vigilância e a presença de mercenários russos do grupo Wagner.

Estima-se que dos 34,5 milhões de deslocados na África Subsaariana, 16,2 milhões sejam cristãos. Eles lutam para sobreviver sem alimentação, moradia e cuidados básicos de higiene e saúde. Eles ficaram ainda mais desprotegidos diante dos ataques de extremistas islâmicos.

Oriente Médio 

A destruição e a tomada de igrejas históricas pelo grupo extremista Hayʾat Taḥrīr al- Shām causou a migração dos seguidores de Jesus.

O terremoto que atingiu a Síria em fevereiro de 2023 contribuiu para que muitos cristãos, que já viviam em situação precária, se deslocassem ou deixassem o país. 

Muitos compartilharam sobre Jesus publicamente e com suas famílias, mas correm o risco de serem assassinados por familiares islâmicos e pela comunidade, já que a pena religiosa por abandonar o islã é a morte. 

Igrejas fechadas na China e na Argélia

A China foi o país com o maior número de igrejas fechadas, com no mínimo 10 mil casos. Muitas delas eram conhecidas como domésticas (por não serem reconhecidas pelo governo), mas tinham milhares de membros.

Na Argélia, apenas quatro das 46 igrejas filiadas à Igreja Protestante da Argélia (EPA, da sigla em francês) estão abertas.

Liberdade de expressão se deteriora rapidamente na Nicarágua 

O destaque na América Latina foi a Nicarágua. O país subiu 20 posições na LMP 2024, ocupando o 30º lugar na lista de perseguições extremas. 

A hostilidade contra a Igreja na Nicarágua deixou de ser indireta e agora pode ser notada por meio das restrições de liberdade religiosa, envolta em estruturas jurídicas.

Os críticos da repressão à liberdade de expressão por parte do governo foram presos, assim como seus defensores.

Universidades e outras instituições ligadas à Igreja tiveram seus registros cancelados. Propriedades e meios de comunicação de cristãos foram confiscados.

Líderes religiosos são acusados de espionagem; alguns tiveram a cidadania cancelada, além de serem forçados ao exílio. Celebrações cristãs em espaços públicos também foram proibidas

Em resposta às condenações do Vaticano às medidas ditatoriais, o governo da Nicarágua fechou sua embaixada em Roma, na Itália.

Violência contra cristãos no mundo

Os principais casos de violência contra os cristãos são: 

  • 4.998 cristãos mortos em todo o mundo em ataques relacionados com a fé. Os números provavelmente são mais altos, mas muitos não são relatados;
  • Aumento de sete vezes nos ataques a igrejas, escolas cristãs e hospitais, de 2.110 (2023) para 14.766 (2024);
  • Cristãos espancados ou ameaçados aumentaram de 29.411 casos relatados (2023) para 42.849;
  • Os ataques a residências aumentaram 371% em relação aos números da LMP 2023 (4.547 para 21.431);
  • Os cristãos forçados a abandonar as suas casas ou a esconderem-se mais do que duplicaram, de 124.310 para 278.716;
  • 365 milhões de cristãos (1 em cada 7 em todo o mundo) enfrentam elevados níveis de perseguição e discriminação pela sua fé – acima do número do ano passado de 360 milhões.

Como esses números são descobertos?

A pesquisa é composta por três passos para o monitoramento integral da perseguição contra cristãos ao redor do mundo. 

O primeiro passo é a análise global dos países, período de busca por notícias e outros documentos que indicam perseguição aos cristãos. 

São usadas informações de fontes como Freedom House, Pew Research Center e o Departamento de Estado dos Estados Unidos. Em seguida, acontece a Investigação.

Nessa etapa, um questionário pequeno é enviado para algumas pessoas em países que foram destaque na primeira fase.

Por fim, um questionário completo é enviado para contatos-chaves nos países onde se busca confirmar a perseguição nos passos anteriores. O questionário completo tem o objetivo de entender em quais esferas da vida há perseguição.

O questionário é respondido por uma rede diversa de contatos da Portas Abertas, que envolve:

  • equipes de campo;
  • cristãos perseguidos de cada país a nível nacional;
  • especialistas em perseguição religiosa e assuntos semelhantes, que contribuem na verificação final e conexão de informações.

Entendendo a perseguição religiosa no mundo moderno

Para entender o assunto com a profundidade devida, a Brasil Paralelo convidou o professor Thiago para ministrar um curso exclusivo.

Em Perseguição e Liberdade Religiosa, Thiago analisa mais profundamente como ocorre a perseguição religiosa no mundo contemporâneo e o que é o direito à liberdade religiosa.

Thiago é especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS; especialista em Estado Constitucional e Liberdade Religiosa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com estudos pela Universidade de Oxford (Regent's Park College) e pela Universidade de Coimbra (Ius Gentium Conimbrigae).

O curso foi lançado um dia antes do documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, que abordou a perseguição religiosa no país do ditador socialista Daniel Ortega. A instituição Portas Abertas afirmou que a Nicarágua é o 50º país mais hostil a cristãos do mundo.

Temas das aulas do curso Perseguição e Liberdade Religiosa

Confira um resumo do que será abordado no curso:

INTRODUÇÃO

1. A primeira das liberdades

1. A Importância de tratarmos o tema da liberdade religiosa. A luta pela liberdade: contexto histórico. Protagonismo da Liberdade Religiosa, a primeira das liberdades. O que é Religião para o Direito, hoje.

DESENVOLVIMENTO

2. O que é liberdade religiosa?

O que é liberdade religiosa? Qual seu âmbito de proteção? Quais suas funções? Quais seus destinatários?

3 - Ainda existe perseguição religiosa?

Ainda existe perseguição religiosa?  1/3 da população mundial sofre severas violações à liberdade religiosa, resultando em 2/3 da população mundial. Entrar nesses números. A Perseguição Extremada e a Perseguição Educada – minando a estrutura da religião.

A teocracia dos países árabes e perseguição extremada. O Estado Secular Chinês e o Comunismo. Nicarágua. A confessionalidade dos países nórdicos da Europa e a perseguição educada.

4 - Perseguição educada e Perseguição extremada

4. O movimento laicista francês: da perseguição educada para a extremada. Sua influência para o mundo: Canadá, Chile, Inglaterra, Uruguai e até mesmo o Brasil. O Brasil da pandemia. A ADPF 811. A indiferença da ONU.

CONCLUSÃO

5 - A nova guilhotina e o exemplo brasileiro

A perseguição religiosa educada: a nova guilhotina. O que fazer? O exemplo constitucional brasileiro.

  • Não perca tempo, para fazer o curso basta assinar a BP tocando aqui.

Brasil Paralelo, o segundo maior streaming do Brasil

Além dos cursos, você e sua família terão acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial sem ideologias, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; O Silêncio dos Inocentes e muito mais;
  • Análise exclusiva de cada filme;
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para ter acesso ao segundo maior streaming do Brasil.

A missão da Brasil Paralelo

A Brasil Paralelo é uma empresa de entretenimento e educação cujo propósito é resgatar bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. Em sua história, a empresa já produziu documentários, filmes, programas e cursos sobre história, filosofia, economia, educação, política, artes e atualidades.

DE DESCONTO

Escolha o Plano ideal para você

e aperte o play sem medo

Básico

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

Premium

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Intermediário

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP