Regime de Ortega endurece perseguições e condena 8 religiosos a 10 anos de prisão em regime fechado
Regime de Ortega endurece perseguições e condena 8 religiosos a prisão em regime fechado.

Ontem (08/02), o regime da Nicarágua condenou 7 religiosos a 10 anos de prisão. O processo começou em janeiro deste ano, quando eles foram presos após criticar o regime de Ortega nas redes sociais e em suas comunidades religiosas.
A pena foi dividida em duas partes, afirmaram o jornal local La Prensa e o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH). A juíza Nadia Tardencilla os condenou a cinco anos de prisão pelo crime de "conspiração para atentar contra a integridade nacional" e cinco anos por "propagação de notícias falsas", aos quais se acrescentaram 800 dias de multa.
Os condenados foram:
- Padres Ramiro Reynaldo, Sadiel Antonio, Óscar Bernadinez e José Luis Díaz Cruz;
- diácono Raúl Antonio Vega González;
- seminaristas Darvin Esteylin e Melkin Antonio;
- leigo Sergio José Cárdenas Flores.
Além deles, o regime de Ortega anunciou que o Bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez, permanecerá em prisão domiciliar e será levado a julgamento em breve pelo delito de conspiração. O bispo ainda não foi sentenciado definitivamente.
Dom Rolando é o Bispo do vídeo que viralizou após ele ter sido impedido de fazer uma procissão com o Santíssimo Sacramento:
Ortega contra a Igreja
Daniel Ortega já manifestou mais de uma vez a sua oposição à Igreja Católica. Na noite do dia 28 de setembro de 2022, o presidente da Nicarágua criticou a Igreja Católica publicamente, afirmando que a instituição é uma "ditadura perfeita" que promove "conspirações contra a Nicarágua".
NICARÁGUA: Liberdade Exilada
O atual líder do país assumiu o comando do governo pela primeira vez em julho de 1979, mandato que durou até 1985. Ortega foi reeleito em 2007 e desde então está à frente do país. O ex-líder guerrilheiro já soma 29 anos no poder na Nicarágua.
Com cada vez mais poder em mãos, prendeu e exilou jornalistas, políticos, estudantes e muitas pessoas que se opuseram ao seu regime.
Grandes empresas de comunicação estão sendo fechadas, prejudicadas economicamente ou estão fugindo do país temendo a repressão do governo.
Hoje (08/02) estreará no streaming da Brasil Paralelo, às 20h, o documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, trazendo fatos e informações inéditas sobre uma das maiores crises da América Latina.
- Toque aqui para garantir seu acesso.
![[VENDA] Carlos Lacerda](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F2b349c34-20a8-4a02-ba57-87c65d7cbb51.webp&w=3840&q=75)
![[VENDA] Carlos Lacerda](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fbb15f88d-33b2-4cea-9383-8b1e141ec99f.webp&w=3840&q=75)






.jpg&w=3840&q=75)











.jpg&w=3840&q=75)
