Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Regime de Ortega endurece perseguições e condena 8 religiosos a 10 anos de prisão em regime fechado

Os religiosos foram condenados sob a alegação de "conspiração para atentar contra a integridade nacional e propagação de notícias falsas".

Por
Publicado em
8/2/2023 15:42

Ontem (08/02), o regime da Nicarágua condenou 7 religiosos a 10 anos de prisão. O processo começou em janeiro deste ano, quando eles foram presos após criticar o regime de Ortega nas redes sociais e em suas comunidades religiosas.

A pena foi dividida em duas partes, afirmaram o jornal local La Prensa e o Centro Nicaraguense de Direitos Humanos (CENIDH). A juíza Nadia Tardencilla os condenou a  cinco anos de prisão pelo crime de "conspiração para atentar contra a integridade nacional" e cinco anos por "propagação de notícias falsas", aos quais se acrescentaram 800 dias de multa.

Os condenados foram:

  • Padres Ramiro Reynaldo, Sadiel Antonio, Óscar Bernadinez  e José Luis Díaz Cruz; 
  • diácono Raúl Antonio Vega González; 
  • seminaristas Darvin Esteylin e Melkin Antonio;
  • leigo Sergio José Cárdenas Flores.

Além deles, o regime de Ortega anunciou que o Bispo de Matagalpa, Dom Rolando Álvarez, permanecerá em prisão domiciliar e será levado a julgamento em breve pelo delito de conspiração. O bispo ainda não foi sentenciado definitivamente.

Dom Rolando é o Bispo do vídeo que viralizou após ele ter sido impedido de fazer uma procissão com o Santíssimo Sacramento:

Ortega contra a Igreja

Daniel Ortega já manifestou mais de uma vez a sua oposição à Igreja Católica. Na noite do dia 28 de setembro de 2022, o presidente da Nicarágua criticou a Igreja Católica publicamente, afirmando que a instituição é uma "ditadura perfeita" que promove "conspirações contra a Nicarágua".

NICARÁGUA: Liberdade Exilada

O atual líder do país assumiu o comando do governo pela primeira vez em julho de 1979, mandato que durou até 1985. Ortega foi reeleito em 2007 e desde então está à frente do país. O ex-líder guerrilheiro já soma 29 anos no poder na Nicarágua.

Com cada vez mais poder em mãos, prendeu e exilou jornalistas, políticos, estudantes e muitas pessoas que se opuseram ao seu regime.

Grandes empresas de comunicação estão sendo fechadas, prejudicadas economicamente ou estão fugindo do país temendo a repressão do governo. 

Hoje (08/02) estreará no streaming da Brasil Paralelo, às 20h, o documentário NICARÁGUA: Liberdade Exilada, trazendo fatos e informações inéditas sobre uma das maiores crises da América Latina.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais