A justificativa técnica e o entendimento judicial
Sem sucesso nos contatos e sem sinal desde novembro, a SAP afirmou ser impossível garantir que Sererê ainda usava o aparelho.
Moraes justificou a nova prisão pelo descumprimento das medidas cautelares e pela ausência de Sererê após convocações oficiais.
As advogadas do índio manifestaram indignação, classificando o mandado como "abusivo e ilegal". A defesa sustenta que Sererê reside em uma área com falhas frequentes de sinal de telefone e internet.
Além disso, há cinco meses, a defesa teria informado ao STF sobre falhas técnicas no equipamento e solicitado a substituição, o que não teria ocorrido.
Os advogados afirmam que Sererê permanece em sua residência e aguarda a chegada dos agentes da Polícia Federal.
Quem é o Cacique Sererê?
José Acácio Sererê Xavante atua como pastor e missionário evangélico. Na política, filiou-se ao partido Patriota e disputou a prefeitura de Campinápolis (MT) em 2020, obtendo 9,7% dos votos.
Ele ganhou projeção nacional ao utilizar as redes sociais para contestar o resultado das eleições de 2022 e criticar Moraes. Segundo as investigações da PF, Sererê liderou atos em pontos estratégicos de Brasília, incluindo:
- Aeroporto Internacional: Onde manifestantes chegaram a invadir a área de embarque.
- Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional: Durante cerimônias oficiais.
- Comitiva Presidencial: Em frente ao hotel onde estavam hospedados o presidente e o vice-presidente eleitos.
O ministro Alexandre de Moraes destacou que as condutas de Sererê são de "agudo grau de gravidade", citando convocações expressas de pessoas armadas para tentar impedir a diplomação dos eleitos.
Acompanhar a velocidade dos fatos exige uma curadoria precisa para separar o ruído da informação de qualidade. Se você deseja receber os pontos centrais das notícias que moldam o Brasil e o mundo diretamente na sua caixa de entrada, assine o Resumo BP.
Clique no link para fazer parte da nossa lista de leitores e receba o resumo diário por e-mail.