Atualidades5 min de leitura

STF manda prender cacique Sererê após tornozeleira eletrônica ficar sem sinal

Defesa afirma que o índio reside em uma área com falhas frequentes de sinal de telefone e internet.

Por
Gabriel Costa
Publicado em
Cacique Sererê
Fonte da imagem: Reprodução

Receba notícias gratuitamente em seu email

A Suprema Corte determinou uma nova prisão preventiva do indígena José Acácio Sererê Xavante nesta quarta-feira (4).

A prisão foi motivada pela perda de sinal da tornozeleira desde 11 de novembro de 2025, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).

Conhecido como Cacique Sererê, José Acácio cumpria prisão domiciliar desde abril de 2025.

Enquanto Alexandre de Moraes aponta que não há garantias de que o investigado ainda utilize o equipamento, a defesa alega que o silêncio decorre de falhas técnicas e da localização rural do índio.

Segundo o gabinete de Moraes, o indígena não teve contato com a Central de Monitoramento por um período superior a 48 horas e não atendeu às convocações para inspeção ou substituição do dispositivo.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A justificativa técnica e o entendimento judicial

Sem sucesso nos contatos e sem sinal desde novembro, a SAP afirmou ser impossível garantir que Sererê ainda usava o aparelho.

Moraes justificou a nova prisão pelo descumprimento das medidas cautelares e pela ausência de Sererê após convocações oficiais.

As advogadas do índio manifestaram indignação, classificando o mandado como "abusivo e ilegal". A defesa sustenta que Sererê reside em uma área com falhas frequentes de sinal de telefone e internet.

Além disso, há cinco meses, a defesa teria informado ao STF sobre falhas técnicas no equipamento e solicitado a substituição, o que não teria ocorrido.

Os advogados afirmam que Sererê permanece em sua residência e aguarda a chegada dos agentes da Polícia Federal.

[VENDA] BP 10 ANOS

Quem é o Cacique Sererê?

José Acácio Sererê Xavante atua como pastor e missionário evangélico. Na política, filiou-se ao partido Patriota e disputou a prefeitura de Campinápolis (MT) em 2020, obtendo 9,7% dos votos.

Ele ganhou projeção nacional ao utilizar as redes sociais para contestar o resultado das eleições de 2022 e criticar Moraes. Segundo as investigações da PF, Sererê liderou atos em pontos estratégicos de Brasília, incluindo:

  • Aeroporto Internacional: Onde manifestantes chegaram a invadir a área de embarque.
  • Esplanada dos Ministérios e Congresso Nacional: Durante cerimônias oficiais.
  • Comitiva Presidencial: Em frente ao hotel onde estavam hospedados o presidente e o vice-presidente eleitos.

O ministro Alexandre de Moraes destacou que as condutas de Sererê são de "agudo grau de gravidade", citando convocações expressas de pessoas armadas para tentar impedir a diplomação dos eleitos.

Acompanhar a velocidade dos fatos exige uma curadoria precisa para separar o ruído da informação de qualidade. Se você deseja receber os pontos centrais das notícias que moldam o Brasil e o mundo diretamente na sua caixa de entrada, assine o Resumo BP.

Clique no link para fazer parte da nossa lista de leitores e receba o resumo diário por e-mail.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS