This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Senado aprova lei que transforma fé cristã em manifestação cultural do Brasil

De autoria do deputado Vinícius Carvalho (Republicanos-RR), o texto equipara alguns festejos religiosos a parte da cultura brasileira.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/8/2024 11:41
Foto: Adriana Laffin/divulgação/ND

O cristianismo poderá se tornar uma manifestação cultural do Brasil. Na terça-feira, 27 de agosto, o Senado Federal aprovou o PL 4.168/21, relatado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC). Se sancionada pelo presidente Lula, a lei irá incorporar as expressões públicas influenciadas pela crença na cultura brasileira.

Na prática, eventos como a procissão do Senhor Jesus dos Passos, em Florianópolis, não serão compreendidos apenas como manifestações religiosas, mas também como parte do patrimônio nacional. Segundo Amin, a lei protege a liberdade religiosa e, ao mesmo tempo, enriquece a identidade cultural do país.

Procissão de Jesus dos Passos - Arquidiocese de Florianópolis - Divulgação

O projeto é de autoria do deputado federal Vinícius Carvalho (Republicanos - RR)

  • O parlamentar justificou o projeto afirmando que o cristianismo é uma das bases da cultura brasileira. O texto foi aprovado pela Câmara em novembro de 2022 e seguiu para o Senado. Lá,o documento foi revisado e a versão final foi aprovada nesta semana.

A redação recebeu uma emenda do Senador Magno Malta (PL-ES). O parlamentar quis assegurar que a nova lei garanta a liberdade de culto seja respeitada, conforme prevê a Constituição. 

Próximos passos

Agora, o PL será enviado ao presidente Lula, que pode decidir entre aprová-lo ou rejeitá-lo. Se aprovado, a lei entrará em vigor assim que for publicada no Diário Oficial da União. Caso o presidente decida vetar o projeto, ele será devolvido ao Senado. Nesse caso, os parlamentares podem escolher derrubar o veto. Se isso acontecer, o documento se tornará lei.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais