A Assembleia da República Portuguesa aprovou um projeto de lei que proíbe o uso da burka islâmica em espaços públicos. A iniciativa foi apresentada pelo partido CHEGA e apoiada pelos partidos da direita tradicional.
O projeto estabelece que será proibida “a utilização, em espaços públicos, de roupas destinadas a ocultar ou a obstaculizar a exibição do rosto” por motivos de gênero ou religião.
Caso a medida seja desrespeitada, podem ser aplicadas multas que variam entre R$1.252 e R$25 mil. A lei também determina que uma pessoa pode ser presa por até três anos, caso obrigue alguém a ocultar o rosto.
ONo texto, há algumas exceções para a aplicação da nova regra:
Além disso, estão fora da regra as ocultações justificadas por motivos de saúde, clima, arte ou publicidade.
Durante o debate, o líder do CHEGA, André Ventura, argumentou que a medida visa proteger mulheres de serem forçadas a cobrir o rosto e preservar os “costumes e valores” de Portugal.
“Hoje é um dia histórico para a nossa democracia e para a salvaguarda dos nossos valores, da nossa identidade e dos direitos das mulheres”.
Já a esquerda portuguesa criticou o projeto por considerá-lo direcionado para a minoria muçulmana e colocar em risco liberdades fundamentais.
O deputado Pedro Delgado Alves (PS) afirmou que “esta iniciativa é usada unicamente para dirigir ódio contra comunidades que têm o direito de ser respeitadas”.
Na votação, o projeto elaborado pelo CHEGA contou com o apoio de diversos partidos da direita tradicional portuguesa, incluindo:
Os partidos de esquerda votaram contra a medida. Os partidos PAN e JPP se abstiveram da decisão. A lei só entrará em vigor após 30 dias após ser anunciada no Diário Oficial da União.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP