A praça de São Pedro foi palco da canonização de Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, presidida pelo papa Leão XIV no dia 7 de setembro.
Entre os milhares de presentes, um relato chamou atenção: o do padre brasileiro Elinton, diagnosticado com a mesma leucemia que vitimou Acutis aos 15 anos.
Em entrevista, o sacerdote relatou que recebeu o diagnóstico de leucemia mielóide aguda M3 em novembro de 2023.
Passou por quatro ciclos de quimioterapia, incluindo um período de 28 dias internado. Segundo ele, mais do que o tratamento médico, o processo o levou a uma entrega espiritual.
“Eu tive a mesma leucemia que o Carlo, uma leucemia mielóide aguda M3, muito grave. Fiquei cinco dias urinando sangue e 28 dias internado em quimioterapia. Foram quatro ciclos… mas, mais do que a cura física, Deus curou minha alma”, disse.
O padre também recordou um episódio no hospital, quando concluiu que sua doença não seria fatal.
“Chorando no chuveiro depois do diagnóstico, vi a água como o sangue e a água do coração de Jesus. O Espírito Santo me revelou: essa doença não é para a morte, mas para a glória de Deus. Eu entendi que era Lázaro. Desde então, entreguei tudo.”
Elinton afirmou que encontrou em Carlo Acutis um exemplo de vida simples e de entrega, e declarou que pretende seguir divulgando sua experiência.
“O Carlo sabia dizer não a coisas supérfluas e escolhia viver unido a Jesus. Seu testemunho me inspira, porque mesmo sem ser sacerdote, viveu um sacerdócio existencial.”
Durante a canonização, publicou em suas redes sociais que não imaginava estar ali um ano após o diagnóstico e destacou sua identificação com o jovem italiano.
Conheça a vida de Carlo Acutis no canal da Brasil Paralelo.
O jovem recebeu o diagnóstico de leucemia promielocítica aguda (LMA M3) em 2006. Segundo sua mãe, Antônia, os médicos confirmaram a gravidade do caso já nos primeiros exames.
O jovem foi levado para a UTI e colocado em aparelhos. Mesmo com dores, afirmou que oferecia o sofrimento
Transferido para o Hospital San Gerardo de Monza, pediu que lhe fosse administrada a Unção dos Enfermos. No mesmo dia, sofreu uma hemorragia cerebral e entrou em coma. Sua mãe narra as últimas horas do filho em seu livro O segredo do meu filho:
“Alguns instantes antes de entrar em coma, ele me disse que teve um pouco de dor de cabeça. Não me alarmei com isso, pois continuava vendo-o, sim, sofrendo, mas, ao mesmo tempo, sereno.
No entanto, poucos instantes depois, fechou os olhos, sorrindo.
Não mais os abriu.
Parecia que estava apenas cochilando. Pelo contrário, entrou em coma por causa de uma hemorragia cerebral que, no espaço de algumas horas, o levou à morte”.
Os médicos diagnosticaram morte cerebral às 17h45 do dia 11 de outubro de 2006. Mesmo assim, não desligaram o respirador, esperando que o coração do jovem cessasse as pulsações naturalmente.
De acordo com Antônia, o “coração de Carlo parou de bater às 6h45 do dia 12 de outubro, vigília da última aparição de Nossa Senhora de Fátima”.
A leucemia mieloide aguda (LMA) é um tipo de câncer que afeta as células da medula óssea.
O subtipo promielocítico, também chamado de LMA M3, é caracterizado pela produção de células imaturas chamadas promielócitos, que impedem a formação normal de glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas.
Sintomas comuns:
O diagnóstico é feito por hemograma e exames da medula óssea, complementados por análises genéticas que identificam mutações específicas, como o gene de fusão PML-RARA.
O tratamento combina quimioterapia, uso de ATRA (ácido trans-retinoico) e, em alguns casos, arsênico. Dependendo da gravidade, pode incluir transplante de medula óssea.
Os avanços médicos aumentaram significativamente as taxas de remissão da LMA M3 nos últimos anos, o que amplia as chances de sucesso em comparação com o período em que Carlo Acutis foi diagnosticado.
Conheça a vida de Carlo Acutis no canal da Brasil Paralelo.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP