Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

O Brasil vai se tornar comunista? 52% acham que sim!

Confira o que diz a última pesquisa do Datafolha.

Por
Publicado em
4/7/2023 19:12
Foto: Roosevelt Cassio/Reuters

52% dos entrevistados acreditam que sim, o Brasil vai se tornar comunista. A pesquisa foi feita pelo Datafolha e teve seus resultados divulgados no último sábado (01). Outros 42% negam a possibilidade, sendo que 30% negam totalmente e 12% em parte. 6% não sabem ou não responderam.

Em relação à pesquisa do IPEC, que fez uma pergunta semelhante em março, o número de entrevistados que disse sim foi de 44% para 52%.

A pesquisa ouviu 2.010 pessoas com mais de 16 anos em 112 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

Dos entrevistados que concordam com a afirmação sobre o risco de o Brasil adotar um regime comunista, 33% concordam totalmente, e 19%, parcialmente.

A pesquisa também perguntou às pessoas em qual candidato eles votaram no segundo turno para presidente em 2022.

Entre os entrevistados que votaram em Jair Bolsonaro, 73% crê que o Brasil vai se tornar comunista. Eleitores de Lula são os que mais descartam a hipótese (61%), apenas 32% deles a consideram plausível.

Recentemente, o presidente Lula declarou que sente orgulho de ser chamado de comunista:

“Eles nos acusam de comunistas, achando que nós ficamos ofendidos com isso. Nós não ficamos ofendidos. Ficaríamos ofendidos se nos chamassem de nazista, de neofascista, de terrorista. Mas de comunista, de socialista, nunca. Isso não nos ofende. Isso nos orgulha muitas vezes”.

O que os entrevistados acham do regime militar?

Para 47% dos entrevistados, o regime militar não trouxe benefícios para o país. 35% desses entrevistados acreditam nessa afirmação de forma convicta e 13%, apenas parcialmente.

Outros 36% concordam que a ditadura trouxe coisas boas ao país, 15% desses totalmente e 21% parcialmente.

Muitos acreditam que o regime militar salvou o Brasil do comunismo. De fato, a intervenção evitou um golpe armado em 1964, mas depois abriu caminho para que a esquerda tomasse outros espaços.

Entenda o que isso quer dizer assistindo gratuitamente o Original BP 1964 - O Brasil entre Armas e Livros.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais