Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Você acredita que o Brasil pode se tornar um país comunista?

Para 44% dos entrevistados da última pesquisa do IPEC, a resposta é sim.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
20/3/2023 14:09

Ontem (19/03), o Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) apresentou um estudo sobre a opinião dos brasileiros sobre a possibilidade de Lula instituir um governo comunista no Brasil.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 6 de março de 2023, com 2 mil pessoas de 128 municípios brasileiros, chegando a uma conclusão de 95% de veracidade, segundo informou o IPEC. O instituto entrou em contato com brasileiros de realidades diferentes. 

Foram entrevistados brasileiros de todos os estados, de diferentes credos religiosos e de diferentes realidades municipais, como moradores de capitais, cidades do interior e moradores da zona rural.

Comunismo no Brasil

Para 44% dos brasileiros, o Brasil corre o risco de se tornar um país comunista. 48% da população não acredita que o país encara esse risco, 2% não tem opinião formada.

A pesquisa buscava entender como os brasileiros enxergam o governo Lula, tendo feito outras perguntas sobre o governo. Ao perguntar como as pessoas avaliam o governo Lula, 44% respondeu "bom ou ótimo", 24% escolheram a opção "ruim ou péssima".

Ao perguntar se o Brasil voltou a ser respeitado no cenário internacional, as respostas mudaram. 47% afirmou que o Brasil reconquistou o respeito da geopolítica internacional, enquanto 44% afirmou que o Brasil não voltou a ser respeitado.

Segundo os dados do mesmo instituto, a avaliação de Lula está abaixo da aprovação de seus dois primeiros governos e do primeiro governo de Dilma Rousseff.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais