Uma mulher perseguida por suas ideias após sair da faculdade. Outras assustadas e com medo de falar o que pensam por medo de sofrer assédio. Uma universidade pública onde um partido organiza grupos para atrair estudantes para movimentos.
Essas foram algumas da situações que a equipe da Brasil Paralelo encontrou ao entrar nas universidades públicas brasileiras. As equipes tentaram entrevistar alunos e professores para saber como é o dia a dia no campus.
Os depoimentos estarão disponíveis em Unitopia, documentário que mostra como está a realidade nessas instituições, por exemplo os problemas que enfrenta a liberdade de expressão quando o discurso não é alinhado mais à esquerda.
Perseguição após a formatura
Um dos casos mais emblemáticos foi de uma profissional do mercado financeiro em Pernambuco. Ela contou como é a perseguição que ainda sofre, vinda de um antigo professor.
Depois de humilhá-la na faculdade, ele agora promove uma campanha difamatória contra ela. Silvio Luiz Medeiros dirigiu o documentário e conta o que ela disse:
“Os estagiários da universidade chegam para trabalhar e já tem uma opinião sobre ela. O professor a difama até hoje, muitos anos depois de ela se formar. Ela conta que a faculdade foi um ambiente de muita opressão”.



.webp)








.jpg)






