Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Lula recebe título de Doutor Honoris Causa e chora durante discurso

Sob aplausos, Lula se emocionou ao falar que sabe o que é um trabalhador sem formação.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/11/2025 14:14
Lula recebe título de Doutor Honoris Causa. Foto: Governo Brasileiro.

Usando beca e capelo, Lula discursou em Moçambique no dia de hoje, 24 de novembro. A cerimônia marcava a entrega do título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Pedagogica de Maputo.

O título Doutor Honoris Causa é uma honraria acadêmica concedida por uma universidade. Ele não depende de formação formal ou de um curso concluído, mas reconhece pessoas que tiveram contribuições consideradas de grande relevância para a sociedade, para a educação, para a cultura ou para a política.

No discurso, Lula agradeceu a honraria afirmando que a recebia “em nome do povo brasileiro” e se emocionou ao lembrar que cresceu sem formação educacional. 

Disse que entende profundamente o que significa “um trabalhador sem estudo” e defendeu o papel da educação como caminho para transformar países em desenvolvimento. 

A fala foi acompanhada por aplausos de estudantes, professores e autoridades presentes. Veja o momento em que o presidente brasileiro sobre no palco:

Por que Lula foi para Moçambique?

Lula viajou a Moçambique para celebrar os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países e inaugurar uma nova fase de aproximação. 

Durante a visita, Brasil e Moçambique assinaram nove acordos de cooperação em áreas como saúde, educação, agricultura, aviação, cultura, diplomacia e comércio exterior.

Segundo o próprio presidente, a visita marca “o recomeço de uma história que nunca deveria ter parado”, em uma provocação ao ex-presidente Jair Bolsonaro. 

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais