O jornalista José Roberto Dias Guzzo faleceu neste sábado (02), vítima de um infarto aos 82 anos de idade.
Segundo familiares, Guzzo sofria com problemas crônicos nas coronárias, pulmões e nos rins.
“Estou muito triste porque hoje morreu senão o maior e melhor jornalista de todos os tempos, um dos maiores e melhores jornalistas que o Brasil já teve”, afirmou seu filho, Roberto Guzzo.
José Roberto Guzzo teve uma longa carreira no meio jornalístico. Ele começou sua trajetória como repórter do jornal Última hora, em 1961.
Ele fez parte da equipe que criou a Revista Veja em 1968, como editor internacional e posteriormente correspondente em Nova Iorque.
Ele noticiou momentos importantes da história, como a guerra do Vietnã e a renúncia de Richard Nixon.
Em 1972 ele foi o único jornalista brasileiro presente no encontro entre Nixon e o ditador comunista Mao Tsé Tung.
Entenda melhor esse evento histórico com o vídeo abaixo:
Guzzo assumiu a direção da Veja entre 1976 e 1991, sua gestão fez com que a revista se tornasse a quarta publicação semanal mais lida no mundo, atrás apenas da Time, Newsweek e da alemã Der Spiegel.
Em 1988 ele também passou a trabalhar como diretor-geral da Exame, permanecendo na publicação até 2019.
No ano seguinte, o jornalista ajudou a fundar a Revista Oeste, onde permaneceu como colunista e integrante do conselho editorial. Ele também virou colunista do Estadão em 2021.
Em nota, a Revista Oeste lamentou a morte e declarou que não teria se tornado uma publicação do porte sem o trabalho de Guzzo.
Leia nota na íntegra:
"Vítima de um infarto, morreu às 5h deste sábado, 2, o jornalista José Roberto Dias Guzzo. Aos 82 anos, J.R.Guzzo, como assinava os textos que publicou, era o mais brilhante profissional do país. Paulista da capital, Guzzo consagrou-se quando, ocupando o cargo de diretor de redação da Veja, comandou o crescimento da revista que alcançaria a terceira tiragem do mundo. Um dos fundadores de Oeste, integrante do conselho editorial e seu principal colunista, o melhor de todos nós partiu depois de contribuir decisivamente para o sucesso da revista. Sem ele, Oeste não seria o que é."
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP