This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Israel
3
min de leitura

Mohammed Sinwar, novo líder do Hamas, é alvo de ataque de Israel em Gaza

Autoridades israelenses acreditam que o dirigente estava escondido sob hospital em Khan Yunis. Saiba mais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/5/2025 19:34
Foto: Divulgação/Forças Armadas de Israel

Israel aguarda a confirmação da morte de Mohammed Sinwar, novo líder do Hamas, que estaria escondido em um túnel sob o Hospital Europeu de Khan Yunis, na Faixa de Gaza.

Segundo autoridades israelenses, o local teria sido atingido por um ataque aéreo na última terça-feira (13). A operação usou, de acordo com fontes, munição “cirúrgica e fatal”.

Sinwar assumiu a liderança do grupo após a morte de seu irmão, Yahya Sinwar, em uma operação em Rafah, no sul do território, em outubro de 2024.

Fontes do governo de Israel apontam que ele vinha sendo um dos principais entraves para o avanço das negociações por um cessar-fogo.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O túnel onde Mohammed Sinwar estaria escondido é o mesmo local onde foi mantido em cativeiro o refém americano-israelense Edan Alexander, de 21 anos.

O jovem foi libertado no dia 12 de maio, 584 dias após ter sido sequestrado durante o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

A possível eliminação de Sinwar ocorre em um momento de intensificação das operações israelenses em Gaza.

De acordo com a imprensa local, enquanto alguns membros do alto escalão do Hamas sinalizam abertura para um cessar-fogo temporário, Sinwar teria mantido posição contrária.

Para entender de fato o que está acontecendo, é preciso ouvir quem vive isso de perto. A Brasil Paralelo levou suas câmeras a Israel e Gaza para ouvir autoridades religiosas, professores, militares e civis, realizando uma investigação inédita sobre o assunto.

Veja o trailer:

O documentário From The River To The Sea está disponível na plataforma de membros da Brasil Paralelo. Assine agora por apenas R$10 e tenha acesso a este e a todos os conteúdos originais da Brasil Paralelo.

Quero assinar

Você também pode se interessar

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais