Mundo5 min de leitura

Líder palestino discursa na ONU. Entenda o que ele disse

Mahmoud Abbas pediu a criação de um Estado palestino e falou contra o Hamas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Mahmoud Abbas durante discurso na ONU
Fonte da imagem: The Times of Israel

Receba notícias gratuitamente em seu email

A assembleia Geral da ONU foi marcada por discursos do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas e pelo primeiro-ministro de Israel.

Abbas começou seu discurso falando sobre a crise humanitária causada pelo conflito entre Israel e o Hamas, destacando as baixas civis e a fome:

Estão matando ou ferindo mais de 200.000 palestinos, a maioria deles crianças desarmadas, mulheres e idosos. Uma guerra na qual eles deslocaram centenas de milhares e impediram a entrada de alimentos e medicamentos, causaram a fome de 2 milhões de palestinos.”

Ele seguiu trazendo a escala da destruição em Gaza e afirmando que se trata de um crime contra a humanidade:

Eles impuseram um cerco a um ao povo inteiro e destruíram mais de 80% de casas, escolas, hospitais, igrejas, mesquitas, infraestrutura. O que Israel está fazendo não é apenas uma agressão, é um crime de guerra e um crime contra a humanidade.”

Entenda melhor os motivos por trás da guerra entre Israel e o Oriente Médio para além das narrativas ocidentais com From the River to the Sea. Assista completo abaixo:

No entanto, o representante palestino criticou o atentado feito pelo Hamas no dia 7 de outubro de 2023:

Apesar de tudo que nosso povo tem sofrido, nós rejeitamos o que o Hamas fez no 7 de outubro. Essas ações tiveram como alvo civis israelenses e tomaram reféns. Porque tais ações não representam o povo palestino, nem representam a sua luta justa pela liberdade e pela independência.”

A ANP é controlada pelo Fatah, um partido nacionalista de esquerda e laico que controla algumas regiões na Cisjordânia.

A organização negociou a paz com Israel na década de 1990 e abaixou suas armas em troca de reconhecimento.

Conheça a história do principal líder do grupo com o especial A Face Oculta de Yasser Arafat. Assista completo abaixo:

O grupo foi expulso pelo Hamas de Gaza em 2006, após um racha entre os islamitas radicais e nacionalistas palestinos.

Nesse contexto, Abbas pediu que o controle da Faixa de Gaza seja entregue à ANP e afirmou que não dará nenhum poder ao Hamas:

Nós afirmamos e continuamos afirmando que a faixa de Gaza é uma parte integral do estado da Palestina e que estamos prontos para assumir total responsabilidade pela governança e pela segurança ali. O Hamas não terá nenhum papel no governo. O Hamas e outras facções terão de entregar suas armas à Autoridade Nacional Palestina.”

Nas últimas semanas, países tradicionalmente alinhados a Israel, como Canadá, Austrália e Reino Unido reconheceram um Estado Palestino soberano.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

[LEADS] Brasil Evangélico
[LEADS] Brasil Evangélico

Leia essa e todas as outras notícias de graça