O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o primeiro-ministro israelense, Benjamin Nethanyahu, e o ex-ministro da defesa de Israel, Yoav Gallant.
A reação internacional tem sido dividida entre países que criticaram a decisão da Corte e nações que afirmaram seguir a medida.
Nesse contexto, uma jornalista perguntou ao primeiro-ministro canadense se o país acataria a decisão ou se haveria algum favorecimento a Netanyahu.
Em resposta, Trudeau ressaltou a importância do cumprimento das lei internacionais para o país e disse que tem cobrado respeito das mesmas desde o começo da guerra entre Israel e Hamas:
“Primeiramente, como o Canadá sempre disse, é muito importante que todos cumpram a lei internacional, é algo que pedidmos desde o início do conflito.”
O político seguiu relembrando os laços históricos entre o país e órgão e afirmando que o Canadá está disposta a seguir qualquer determinação da Corte:
“Somos um dos membros fundadores do Tribunal Penal Internacional, defendemos a lei internacional e nós vamos cumprir por todas as regulamentações e designios do Tribunal Internacional. É assim que nós somos como canadenses.”



.webp)





.jpg)





.jpg)




.jpg)

.jpg)





