Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
As Forças de Defesa de Israel (IDF) justificaram os ataques ao Irã. Em um comunicado oficial, afirmaram que as ofensivas foram classificadas como "preventivas, precisas e combinadas". Enfatizaram também que o objetivo eca neutralizar ameaças imediatas à segurança israelense.
De acordo com a IDF, a ação representa uma resposta direta à “contínua agressão do regime iraniano contra Israel”.
A nota não especifica os alvos atingidos, mas o tom reforça que as operações seguirão dentro da lógica de defesa do Irã em relação a conflitos na região.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
Leia o comunicado na íntegra:
IDF: As Forças de Defesa de Israel Lançaram um Ataque Preventivo Contra o Programa Nuclear do Irã
Há pouco tempo, seguindo a diretriz da liderança política, as Forças de Defesa de Israel (IDF) lançaram um ataque ofensivo preventivo, preciso e combinado, baseado em inteligência de alta qualidade, contra o programa nuclear do Irã, em resposta à contínua agressão do regime iraniano contra Israel.
Há pouco, dezenas de jatos da Força Aérea Israelense (IAF) concluíram a primeira fase da operação, que incluiu ataques a dezenas de alvos militares, incluindo alvos nucleares em diferentes áreas do Irã.
Solicita-se ao público que siga as instruções do Comando da Frente Interna das IDF, que serão atualizadas conforme necessário, e que aja com calma e responsabilidade. As IDF e as autoridades competentes estão preparadas para uma ampla variedade de cenários, tanto defensivos quanto ofensivos, que possam ser necessários.
Há anos, o regime iraniano vem travando uma campanha direta e indireta de terrorismo contra o Estado de Israel, financiando e coordenando atividades terroristas por meio de seus representantes em todo o Oriente Médio, ao mesmo tempo em que avança em direção à obtenção de uma arma nuclear. O regime iraniano está à frente do eixo responsável por todos os ataques terroristas contra o Estado de Israel desde o início da Guerra "Espadas de Ferro", incluindo o armamento e financiamento da organização terrorista Hamas, responsável pelo Massacre de 7 de Outubro. Durante a Guerra "Espadas de Ferro", o Irã chegou a atacar diretamente Israel duas vezes, lançando centenas de mísseis contra o Estado de Israel.
O regime iraniano proclamou que seu objetivo é destruir o Estado de Israel. Altos funcionários do regime iraniano declararam publicamente sua intenção de destruir Israel e estão atuando para alcançar esse objetivo em conjunto com seus representantes no Oriente Médio. Hoje, o Irã está mais próximo do que nunca de obter uma arma nuclear. Armas de destruição em massa nas mãos do regime iraniano representam uma ameaça existencial ao Estado de Israel e uma ameaça significativa ao mundo em geral. O Estado de Israel não permitirá que um regime cujo objetivo é destruir o Estado de Israel obtenha armas de destruição em massa.
As IDF realizaram um processo de preparação para uma campanha tanto na linha de frente quanto na frente interna. A resiliência dos cidadãos de Israel será um fator importante nesta campanha.
As IDF estão prontas para continuar agindo conforme necessário. O Estado de Israel tem a obrigação de defender seus cidadãos e continuará a fazê-lo onde for necessário, como já fez no passado.
As IDF estão realizando uma avaliação contínua da situação e informarão sobre quaisquer novos desdobramentos.
Entenda a guerra de Israel
A guerra no oriente médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas. Em meio à polarização global, muitos se posicionam sem conhecer de fato a história, a cultura e a realidade das pessoas envolvidas.
Foi para romper essa barreira que a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente professores, militares, líderes religiosos e civis, tanto palestinos quanto israelenses.
O resultado dessa investigação é o documentárioFrom the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.
Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.
Assista agora e entenda:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.