Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Hikikomori, o fenômeno das pessoas solitárias e a crise da cultura

Mais de um milhão e meio de pessoas não querem viver em sociedade.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/4/2023 13:22
-

Uma pesquisa do governo japonês, divulgada no último final de semana (15/04), revelou que quase 1,5 milhão de pessoas em idade ativa no Japão vivem afastadas da sociedade, correspondendo a cerca de 2% da população.

Conhecidos como hikikomori, esse grupo é composto por indivíduos que evitam atividades que envolvam socialização, como trabalho e escola

O estudo apontou que o abandono do emprego é o motivo mais citado, seguido pelo isolamento após a crise social causada pelo COVID-19, bem como depressão e bullying.

18% dos entrevistados com idades entre 15 e 39 anos citam a pandemia como motivo para permanecer isolados. Dos entrevistados com idades entre 40 e 64 anos, 20% continuam em reclusão devido à pandemia.

  • Entenda o que é sanidade mental e veja algumas dicas para saúde psicológica.

Um problema antigo

Embora o COVID-19 tenha desempenhado um papel relevante na situação atual, um estudo de 2019 já havia estimado que 1,8% dos japoneses entre 15 e 39 anos viviam isolados antes da pandemia.

Desde 2021, o governo japonês tem investido milhões de dólares em aplicativos de encontros para que os jovens se encontrem e tenham filhos, aponta a BBC. A medida foi adotada para tentar solucionar as grandes quedas nas taxas de natalidade.

Os hikikomori são frequentemente homens e têm histórico de abandono escolar ou tratamento psiquiátrico anterior. O estudo também identificou que 41% dos adeptos a esse isolamento já viviam dessa forma por três anos ou mais e tinham maior propensão a apresentar comportamento vicioso e fatores de risco de suicídio.

Crise da cultura

O problema japonês também é uma realidade em muitos outros países: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 350 milhões de pessoas sofrem de depressão. 

No Brasil, por exemplo, a taxa de natalidade  está ficando cada vez menor, aproximando-se da taxa de natalidade japonesa, aponta o IBGE.

Victor Sales Pinheiro, professor de filosofia na UFPA, aponta que uma das principais causas do problema da solidão está no núcleo da cultura moderna. Segundo ele:

 "Quando uma cultura entra em crise, o sentido da vida fica esvaziado”.

Os morangos mofados

Em comparação à música dos Beatles, Strawberry Fields Forever (Campos de morango eternos), Sales comenta o conto Os Sobreviventes, do livro Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu.

A narrativa mostra uma vida sem sentido, repleta de filosofias pessimistas, vendo apenas caminhos sem solução e um final triste. Para o professor, vemos uma geração sem um mapa, sem um caminho, cheia de mágoas e frustrações. São os morangos mofados, não os morangos eternos, símbolos de prazer.

Após tanto tentar de tudo para encontrar o sentido da vida, a protagonista do conto tem na boca um gosto ruim, amargo, de mofo.

Nesse contexto, insere-se a capacidade de usar bem o tempo livre e a solidão, não com tristeza, mas com a alegria do autodesenvolvimento, do estudo que aproxima da verdade.

O professor Victor Sales participa do mais novo projeto da Brasil Paralelo, que oferece uma trilha de conhecimento em política, economia, cultura geral e desenvolvimento pessoal.

  • Entenda mais sobre cultura e crise da cultura. Garanta o seu lugar nessa formação inédita da Brasil Paralelo: Travessia.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais