Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Outras
3
min de leitura

Quem é o ex-primeiro ministro japonês assassinado? Entenda o caso Shinzo Abe e o que se sabe até o momento

O ex-Primeiro Ministro japonês Shinzo Abe foi assassinado enquanto proferia um discurso em um comício político. Entenda o impacto do caso.

Outras
Por
Publicado em
8/7/2022 14:53

O Ex-Primeiro Ministro do Japão Shinzo Abe foi morto nesta sexta-feira (08/07/2022) enquanto discursava em Nara, cidade do oeste japonês. Mas quem é ele e por que isso é importante?

Quem é Shinzo Abe e por que sua morte comoveu tantas pessoas?

O ex-Primeiro Ministro marcou a vida política do seu país na última década e seguia sendo muito influente. Nesta sexta-feira, ele discursava em um comício político do Partido Liberal-Democrata (PLD) que governa o Japão.

O PLD é tido como o partido conservador e nacionalista do Japão.

Sua presença era um sinal de apoio à candidatura de Kei Saito. Por volta das 11h30, o assassino se aproximou por trás e disparou duas vezes contra Abe.

A motivação do ato é associada a questões políticas. Segundo informações da mídia local, a casa do atirador Tetsuya Yamagami foi vasculhada pela polícia e no local foram encontrados explosivos caseiros.

Abe se destacou politicamente por estabelecer uma nova política fiscal e por fortalecer a aliança nipo-americana. Ele e Donald Trump eram amigos bem próximos.

A Casa Branca condenou o ataque:

"Estamos monitorando de perto a situação e enviamos nossas condolências a família de Abe e ao povo do Japão".

O ex-presidente Donald Trump e o ex-vice presidente Mike Pence emitiram declarações a respeito do assassinato. Trump disse:

"Ele era um verdadeiro amigo e, muito mais importante, um verdadeiro amigo da América. Isso é um ataque fatal ao maravilhoso povo japonês que o amava e admirava muito. Estamos todos rezando por Shinzo e por sua bela família."

Mike Pence declarou em seu Twitter:

"@KarenPence e eu ficamos profundamente sentidos ao saber do assassinato do ex-Primeiro Ministro Shinzo Abe. Abe foi um líder respeitável do Japão e um aliado inquestionável dos Estados Unidos. Nos unimos às pessoas que rezam por este homem verdadeiramente bom e por sua família. Deus abençoe Shinzo Abe."

O caso também teve repercussão no Brasil. Para Adrilles Jorge, comentarista político da Joven Pam, o assassinato de Shinzo Abe é comparável à facada que Jair Bolsonaro sofreu em 2018. A motivação destes atos seria o ódio instigado em um cenário de forte polarização política, segundo o comentarista.

O que se sabe até o momento?

Enquanto proferia seu discurso, Abe foi baleado por um homem que estava na multidão.

Autoridades que acompanhavam o evento e prestaram atendimento a Abe alegaram que ele foi levado ao hospital inconsciente e sem demonstrar nenhum sinal vital após o atentado.

Shinzo Abe foi quem ocupou o posto de Primeiro Ministro do Japão por mais tempo, até sua renúncia há 2 anos. Pouco tempo após ter sido levado ao hospital, Abe foi declarado como morto.

O ex-Primeiro Ministro foi levado ao Nara Medical University Hospital já em condições críticas.

O jornal Washington Post noticiou

"A mídia japonesa, citando informações dadas pela polícia local, descreveram o status de Abe como vítima de 'parada cardíaca', o termo é frequentemente usado no Japão antes de uma confirmação oficial de uma morte."

O atirador foi detido no local do atentado. O assassino alegou que estaria frustrado com o ex-Primeiro Ministro e que tinha intenções de matá-lo.

assassino-shinzo-abe
Momento que o atirador foi detido pelos seguranças do evento.

De acordo com fontes policiais citadas pela imprensa japonesa, o suspeito preso é um japonês de 41 anos chamado Tetsuya Yamagami.

De acordo com a imprensa, o atirador serviu por três anos na Força de Autodefesa Marítima Japonesa, a Marinha do país, até 2005. As informações são do Ministério da Defesa.

Ele teria fabricado sua própria arma de fogo - as restrições relativas à posse e porte de armas no Japão são extremamente rígidas.

Abe, um político de centro-direita, foi o Primeiro Ministro japonês com serviço mais longevo, desde a Segunda Guerra Mundial. Ocupando o posto de 2012 a 2020.

O atual Primeiro Ministro japonês Fumio Kishida declarou:

"Isto é um ato desprezível e bárbaro que ocorreu no meio de uma eleição que é a fundação da democracia e absolutamente não pode ser tolerado".
"Nós condenamos o ato com os termos mais severos e tomaremos todas as medidas possíveis para nos preparar para qualquer situação possível".

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais