O ator Hugh Jackman, astro de Wolverine, precisou de ajuda terapêutica e psiquiátrica para gravar seu último filme, Um Filho. Na trama, Jackman interpreta um advogado de sucesso com um filho adolescente que sofre de depressão. Coincidentemente, enquanto trabalhava, o ator precisava lutar contra o mesmo transtorno mental explorado na ficção.
"Eu estava um caos; percebi o quão vulnerável eu era", revelou o astro de 54 anos em entrevista à BBC, no último mês de dezembro.
Considerada pela Organização Mundial de Saúde - OMS "a doença do século", a depressão se alastra como uma pandemia silenciosa e atinge, hoje, mais de 300 milhões de pessoas no planeta.
Em 2030, será a primeira grande doença da humanidade, estima o órgão.
O médico psiquiatra Ismael Sobrinho diz que o dado é alarmante:
"Estudos afirmam que a depressão é a doença que mais inabilita as pessoas para o trabalho".
A Organização Pan-Americana da Saúde confirma:
“Sintomas como tristeza profunda, pessimismo, ansiedade e falta de estímulo para realizar até as simples atividades do dia a dia fazem da depressão a principal causa de incapacidade em todo o mundo.”
Qual o impacto da depressão a longo prazo em uma sociedade com milhões de pessoas que sofrem desse mal que paralisa?
O assunto é amplamente discutido por médicos, terapeutas e estudiosos em saúde mental na nova série Original BP, A Fantástica Fábrica da Sanidade, a maior investigação sobre psicologia e psiquiatria já feita no Brasil.
Dividida em três episódios, a produção explica por que somos uma população dependente de medicamentos, com altas taxas de depressão e suicídio.
Com fortes testemunhos de pacientes e análises aprofundadas de especialistas, a série também levanta questões como:
- as principais causas da depressão, doença que atinge 5% da população mundial;
- como dores próprias dos seres humanos foram transformadas em patologias;
- distúrbios emocionais causados pelo uso indiscriminado de medicamentos antidepressivos;
- a influência negativa de personalidades da internet com seu padrão de vida inatingível para os índices de depressão e ansiedade;
- o boom de profissionais que prometem resolver o problema em poucos passos.
A Fantástica Fábrica da Sanidade mostra que o impacto da depressão não se limita ao campo da mente. Esse mal é um conjunto de fenômenos que pode trazer ansiedade, doenças autoimunes e câncer. Em casos extremos, pode levar ao sucídio.





.jpg)
.jpg)






.jpg)
.jpg)

.jpg)










