Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
A famosa frase “Habemus Papam”, que significa “Temos um papa”, é proclamada por um cardeal diante da multidão na Praça de São Pedro, logo após a eleição de um novo pontífice no conclave.
Mas quem é esse cardeal e por que ele tem essa missão?
Trata-se do cardeal protodiácono, o mais antigo entre os cardeais da ordem dos diáconos.
No conclave de 2025, esse papel caberá ao francês Dominique Mamberti, caso ele não seja eleito papa.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.
O cardeal protodiácono exerce um papel cerimonial de destaque. Cabe a ele, após a fumaça branca, aparecer na varanda da Basílica de São Pedro e proclamar ao mundo a eleição do novo pontífice, revelando também o nome que ele escolheu para seu pontificado.
Essa função está prevista há séculos na tradição da Igreja e tem caráter simbólico: ele também é responsável por colocar o pálio, símbolo do pastoreio, sobre os ombros do papa.
A hierarquia entre os cardeais se divide em três ordens:
Cardeais-bispos;
Cardeais-presbíteros;
Cardeais-diáconos.
Mamberti pertence à ordem dos diáconos e foi nomeado cardeal por Francisco em 2015.
Ele tem longa carreira no serviço diplomático da Santa Sé, já foi ministro das Relações Exteriores do Vaticano e hoje atua no Supremo Tribunal da Assinatura Apostólica, a mais alta corte da Igreja.
Se o próprio Mamberti for eleito papa, a responsabilidade pelo anúncio passará ao segundo cardeal mais antigo da ordem.
Especial papado
No Especial Papado, o professor Raphael Tonon apresenta a trajetória e o legado do papa Francisco e a história do papado desde São Pedro até os dias atuais. Além disso, expõe como funcionará a eleição do próximo papa.
Assista ao terceiro episódio, A história e os segredos do conclave:
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.