A guerra entre Israel e Irã já está causando sérios danos econômicos no mundo inteiro. Além disso, resultará em efeitos econômicos imediatos em vários países, inclusive no Brasil.
A ameaça ao Estreito de Ormuz, ponto estratégico para o comércio global, pode impactar os preços do petróleo e de outros produtos essenciais.
O Irã controla parte do Estreito de Ormuz, rota que concentra cerca de 25% de todo o petróleo comercializado no mundo. A região é usada para exportação de combustíveis de países como Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque e o próprio Irã.

Mapa mostrando localidade do Estreito de Ormuz. Imagem: Site Fazcomex.
Com a escalada da guerra, o governo iraniano indicou que pode fechar o estreito. A maior empresa de transporte de petróleo do mundo, a Frontline, já anunciou que evitará a passagem pela região. Mesmo sem o bloqueio formal, o risco já está afetando a logística global.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.




.jpg)

.webp)
.webp)




















