Especial de Natal 2025
Estreia hoje, às 20h
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
ATIVAR LEMBRETE
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Guerra entre Israel e Irã deve aumentar os preços dos combustíveis e alimentos no Brasil

Conflito ameaça comércio internacional e pode provocar nova onda de inflação no país

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/6/2025 11:00
Site DW

A guerra entre Israel e Irã já está causando sérios danos econômicos no mundo inteiro. Além disso, resultará em efeitos econômicos imediatos em vários países, inclusive no Brasil.

A ameaça ao Estreito de Ormuz, ponto estratégico para o comércio global, pode impactar os preços do petróleo e de outros produtos essenciais.

O Irã controla parte do Estreito de Ormuz, rota que concentra cerca de 25% de todo o petróleo comercializado no mundo. A região é usada para exportação de combustíveis de países como Arábia Saudita, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Iraque e o próprio Irã.

Mapa mostrando localidade do Estreito de Ormuz. Imagem: Site Fazcomex.

Com a escalada da guerra, o governo iraniano indicou que pode fechar o estreito. A maior empresa de transporte de petróleo do mundo, a Frontline, já anunciou que evitará a passagem pela região. Mesmo sem o bloqueio formal, o risco já está afetando a logística global.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Desde o início dos ataques, o preço do barril de petróleo subiu mais de 12%

O impacto tende a se refletir nos postos de combustíveis brasileiros nos próximos dias.

Como o transporte de cargas no Brasil é majoritariamente rodoviário, o aumento do diesel pode puxar para cima o custo de diversos produtos, do supermercado à indústria.

Além disso, o Irã foi atingido em pontos-chave de sua infraestrutura energética, como refinarias de gás e petróleo. A redução da oferta global, mesmo que temporária, tende a elevar ainda mais os preços, segundo a lógica de mercado.

Inflação e Juros no Radar

O encarecimento de combustíveis e insumos pressiona a inflação no Brasil, que já opera acima da meta

Isso pode levar o Banco Central a manter a taxa de juros elevada por mais tempo, o que impacta diretamente o consumo, os investimentos e o crescimento da economia.

A instabilidade causada pela guerra entre Israel e Irã também afeta o câmbio. Investidores tendem a migrar para ativos considerados mais seguros, como o dólar. O resultado é uma valorização da moeda americana em relação ao real.

Isso encarece não apenas produtos importados, mas também itens produzidos no Brasil que dependem de peças e componentes de fora.

A combinação entre petróleo mais caro, dólar valorizado e transporte pressionado pode gerar uma nova onda de aumento de preços.

O que esperar?

Ainda não é possível prever todos os desdobramentos da guerra, mas os primeiros sinais indicam que os efeitos não serão restritos ao Oriente Médio.

O Brasil pode ser afetado diretamente no bolso, por meio de combustíveis, alimentos, eletrônicos e uma nova pressão inflacionária.

Entenda a guerra de Israel

A guerra no oriente médio não se limita aos campos de batalha, ela também se desenrola no terreno das narrativas

Buscando entender o que está por trás dessa guerra, a Brasil Paralelo decidiu ir ao Oriente Médio e ouvir diretamente as pessoas que estão envolvidas.

O resultado dessa investigação é o documentário From the River to the Sea. A produção oferece uma visão ampla, humana e direta do que está em jogo no conflito.

Entenda, pela voz dos próprios envolvidos, o que realmente está acontecendo na região.

Assista agora e entenda:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais