Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Governo chinês censura piadas de stand-up por "ofensas contra os homens"

Autoridades chinesas miram o stand-up feminino e ampliam o controle sobre conteúdo humorístico.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
28/7/2025 10:55
South China Morning Post

Autoridades da província de Zhejiang, na costa leste da China, emitiram um alerta contra o que chamaram de “piadas ofensivas contra os homens” em apresentações de comédia.

A medida, anunciada no domingo (20), faz parte de uma campanha para conter o que o governo considera como incitação ao “antagonismo de gênero”.

O comunicado oficial afirma que parte do conteúdo produzido por comediantes na internet “se desviou do humor” e “simplificou os tópicos de gênero, colocando homens e mulheres uns contra os outros”. 

Humor nas redes sociais entra na mira da censura

O foco da censura recai sobre a crescente popularidade de shows de stand-up protagonizados por mulheres, especialmente nas plataformas digitais.

Uma das artistas mais visadas é Fan Chunli, de 50 anos, moradora de uma vila rural, que ganhou destaque ao compartilhar experiências pessoais sobre seu casamento, encerrado em 2024, e a guarda das duas filhas.

Em suas apresentações, Fan fala sobre temas como menstruação, casamentos forçados, preferências por filhos homens e discriminação de gênero no trabalho.

Com vídeos que viralizaram nas redes sociais, sua atuação inspirou outras mulheres a abordarem essas questões por meio do humor.

Segundo as autoridades, esse tipo de conteúdo “incita o antagonismo de gênero” e deve ser combatido.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

A província dos robôs

Com cerca de 65 milhões de habitantes, Zhejiang tem população superior à de muitos países. A província é considerada um dos centros tecnológicos mais importantes da China.

Entre as empresas locais, destaca-se a Unitree, especializada na produção de robôs quadrúpedes. Os produtos são utilizados em eventos oficiais e por órgãos estatais, além de ser ferramenta de interesse direto do Partido Comunista Chinês.

A medida reforça o controle crescente do regime chinês sobre a liberdade de expressão, especialmente nas redes sociais.

Ao classificar como “ofensivas” piadas feitas por comediantes mulheres, o governo amplia o alcance da censura estatal e estabelece novos limites ao humor, tratado agora como questão de segurança ideológica.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais