Autoridades da província de Zhejiang, na costa leste da China, emitiram um alerta contra o que chamaram de “piadas ofensivas contra os homens” em apresentações de comédia.
A medida, anunciada no domingo (20), faz parte de uma campanha para conter o que o governo considera como incitação ao “antagonismo de gênero”.
O comunicado oficial afirma que parte do conteúdo produzido por comediantes na internet “se desviou do humor” e “simplificou os tópicos de gênero, colocando homens e mulheres uns contra os outros”.
Humor nas redes sociais entra na mira da censura
O foco da censura recai sobre a crescente popularidade de shows de stand-up protagonizados por mulheres, especialmente nas plataformas digitais.
Uma das artistas mais visadas é Fan Chunli, de 50 anos, moradora de uma vila rural, que ganhou destaque ao compartilhar experiências pessoais sobre seu casamento, encerrado em 2024, e a guarda das duas filhas.
Em suas apresentações, Fan fala sobre temas como menstruação, casamentos forçados, preferências por filhos homens e discriminação de gênero no trabalho.
Com vídeos que viralizaram nas redes sociais, sua atuação inspirou outras mulheres a abordarem essas questões por meio do humor.
Segundo as autoridades, esse tipo de conteúdo “incita o antagonismo de gênero” e deve ser combatido.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)



























