Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Estudo revela como pode ter sido o rosto de São Tomás de Aquino
A pesquisa realizada pelo designer brasileiro Cícero Moraes, utilizou informações estruturais e fotografias do crânio associado ao santo, atualmente conservado em Toulouse, França.
Essa descoberta surge após a passagem do crânio do santo pelos Estados Unidos. O designer utilizou as informações das imagens do crânio com as imagens já conhecidas do santo para realizar o estudo.
"No final, combinamos toda essa informação para criar um busto básico e gerar também uma versão colorida, baseada na iconografia do santo."
Imagem: Cícero Moraes/ Fonte: ChurchPop.
Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP
Um desafio técnico e histórico
A reconstrução facial enfrentou diversos desafios. Em uma entrevista ao National Catholic Register, Moraes destacou que a principal dificuldade foi recriar as partes ausentes do crânio.
"Felizmente, contamos com ferramentas que utilizam medições baseadas em tomografias de pessoas vivas. Graças a isso, foi possível reconstruir o volume completo do crânio."
Para o hogiólogo José Luís Lira, que também contribuiu na pesquisa, essa imagem simboliza um marco na devoção ao santo:
Hagiologia é a matéria que estuda os santos e as coisas sagradas.
"Nos alegra saber que inúmeras pessoas que admiram o santo e seus escritos agora podem visualizar seu rosto, graças a essa aplicação da ciência. É emocionante ter sua imagem ao lado de seus livros e escritos em nossas bibliotecas, oratórios e igrejas."
Imagem: reconstrução realizada por Cícero Moraes
Outros rostos que podemos ver nos dias de hoje
A reconstrução facial de São Tomás de Aquino marca uma nova forma de olhar para os personagens da história. Alguns rostos são possíveis de reconhecer graças à prática antiga da máscara mortuária.
A máscara mortuária foi um costume nas culturas ocidentais no qual era feita uma máscara de cera ou gesso que era colocada sobre o rosto de uma pessoa recém-falecida, para que as gerações lembrassem de seu rosto.
Algumas máscaras que chegaram aos dias de hoje são:
São Filipe Néri, sacerdote católico nascido em Florença que ficou conhecido como "Apóstolo de Roma" e viveu no século XVI.
Imagem: Máscara mortuária de São Filipe Neri Site: O fiel católico
Martinho Lutero, nascido em Eisleben, no Sacro Império Romano-Germânico. Lutero foi responsável pela Reforma Protestante e viveu no século XVI.
Imagem: Máscara mortuária e mãos de Martinho Lutero. Site: Reddit.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.