Mais de 11 mil cartazes brancos com frases como “Eu nunca vou furar nossos planos de jantar” ou “Eu assisto à série inteira com você” foram espalhados pelo metrô de Nova York.
Os anúncios foram feitos pela Friend, uma startup que desenvolveu uma inteligência artificial vestível, criada para ser sua amiga.
A empresa liderada pelo jovem Avi Schiffmann, de 22 anos, investiu mais de R$5 milhões na campanha publicitária.
A recepção não foi boa. As propagandas foram pichadas com mensagens como “a IA não se importa se você vive ou morre” e “encontre amigos de verdade”:
O Friend é um pingente de plástico do tamanho de uma moeda, usado como colar, com um microfone embutido.
Ele escuta tudo que acontece ao redor, processa as informações em tempo real e envia respostas por mensagem de texto ao usuário.
Segundo Schiffmann, trata-se de um “terapeuta, melhor amigo e diário vivo — tudo ao mesmo tempo”.
O pingente foi treinado através da internet e o CEO garante que a máquina “leu todos os livros sobre como ser um bom amigo.”
O sistema guarda todas as informações ao longo de conversas e as utiliza como base para aprender a interagir melhor. Apesar do treinamento online, o equipamento não fica conectado.
Os microfones de Friend não se limitam a captar as interações com a IA, eles também armazenam todos sons ao redor, incluíndo conversas entre outras pessoas.
Schiffmann acredita que a máquina não veio para substituir as amizades de carne e osso, mas criará uma nova forma de relacionamento.
Lançado oficialmente em julho de 2024, o dispositivo custa US$129, cerca de R$704, e já teve mais de mil unidades ativadas.
A produção e operação contínua do modelo de IA são caras e o produto ainda não tem um modelo de negócios sustentável.
Mesmo assim, Schiffmann quer que o dispositivo chegue às prateleiras do Walmart no próximo ano.
A empresa já gastou US$1.8 milhão, equivalente a R$9.8 milhões, apenas na compra do domínio friend.com.
No momento, a estratégia de marketing prioriza o que chama de “mindshare”, a conquistar a atenção positiva ou negativa.
O CEO parece entusiasmado com a resposta negativa no metrô de Nova Iorque. Ele chegou a repostar uma publicação mostrando o caso como exemplo em uma aula de marketing.
A Friend surge em uma época marcada pela solidão sem precedentes. Um levantamento da OMS aponta que uma em cada seis pessoas do mundo sofre com solidão.
Os mais afetados são jovens entre 13 a 29 anos, dos quais 17% a 21% relatam se sentirem solitários com frequência.
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