Como aconteceu a pancadaria no Mineirão?
A confusão começou logo após os apresentadores do evento fazerem uma brincadeira com a rivalidade entre Atlético e Cruzeiro.
Em questão de minutos, garrafas voavam pelo estádio, forçando a interrupção da atividade.
Vídeos compartilhados nas redes sociais mostraram estudantes trocando socos, chutes, arremessando objetos e entoando gritos de “briga, briga!” enquanto o público acompanhava das arquibancadas.
O início da aula, previsto para às 10h, atrasou mais de uma hora. Antes mesmo da briga tomar conta do estádio, Zema e o vice-governador Mateus Simões já haviam deixado o palanque.
A situação só foi controlada com a intervenção de bombeiros civis e da Polícia Militar.
Apesar das cenas de violência, o governo afirma que a maior parte dos estudantes permaneceu nos assentos, acompanhando o conteúdo.
A Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) afirmou lamentar o ocorrido e anunciou a abertura de um processo interno para identificar os responsáveis. Segundo a pasta, indícios encontrados nas redes sociais sugerem que parte dos alunos já planejava “chegar jogando garrafas” no evento.
O aulão, realizado em parceria com o Google Gemini, pretendia entrar para o Guinness Book de maiores recordes com o maior evento educacional do tipo.
Reuniu alunos de 11 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (cerca de 30.000 alunos). A logística da operação ficou a cargo do governo de Minas, enquanto o Mineirão apenas cedeu o espaço.
Apesar da retomada das atividades às 11h30, a pancadaria ofuscou completamente o propósito inicial do evento, que era destacar os investimentos do estado em tecnologia e formação digital.
A política nacional passa por novidades todos os dias, e elas afetam a sua vida em diversos sentidos. Por isso, você não pode perder as notícias mais importantes do Brasil.
A Brasil Paralelo criou o Resumo BP, uma newsletter gratuita que leva uma curadoria especial de informações até você. Para ter acesso a um conhecimento maior sobre o que acontece no país e no mundo, basta só se registrar:
Quero assinar gratuitamente o Resumo BP.