A atriz Sydney Sweeney, de Euforia e The White Lotus, foi cancelada após participar de uma campanha da marca American Eagle.
Na propaganda, ela usa o jeans e comenta:
“Os jeans são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus jeans são azuis.”
A frase é um trocadilho, já que a pronúncia da palavra “jeans” em inglês é muito semelhante à palavra “gens”, que pode ser traduzida como “genes”.
A menção a “genes azuis” também foi lida como referência ao termo “sangue azul”, historicamente ligado à aristocracia europeia.
Críticos acusaram a marca de reforçar ideais eugenistas, teoria usada no século XX para justificar políticas de exclusão racial.
A cantora Doja Cat chegou a fazer uma publicação ironizando a atriz em suas redes sociais.
Ela divulgou um vídeo lendo a frase de Sydney Sweeney enquanto imitava o sotaque do Sul dos EUA, região conhecida por conflitos raciais.
A empresa defendeu que não tinha interesse em fazer um trocadilho:
“Sydney Sweeney tem ótimos jeans. É e sempre será sobre jeans. O jeans dela. A história dela. Nós continuaremos a celebrar como todos usam seus jeans da AE com confiança à sua maneira. Ótimos jeans ficam bons em todos.”















.jpg)
.jpg)






