A atriz Sydney Sweeney, de Euforia e The White Lotus, foi cancelada após participar de uma campanha da marca American Eagle.
Na propaganda, ela usa o jeans e comenta:
“Os jeans são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até mesmo a cor dos olhos. Meus jeans são azuis.”
A frase é um trocadilho, já que a pronúncia da palavra “jeans” em inglês é muito semelhante à palavra “gens”, que pode ser traduzida como “genes”.
A menção a “genes azuis” também foi lida como referência ao termo “sangue azul”, historicamente ligado à aristocracia europeia.
Críticos acusaram a marca de reforçar ideais eugenistas, teoria usada no século XX para justificar políticas de exclusão racial.
A cantora Doja Cat chegou a fazer uma publicação ironizando a atriz em suas redes sociais.
Ela divulgou um vídeo lendo a frase de Sydney Sweeney enquanto imitava o sotaque do Sul dos EUA, região conhecida por conflitos raciais.
A empresa defendeu que não tinha interesse em fazer um trocadilho:
“Sydney Sweeney tem ótimos jeans. É e sempre será sobre jeans. O jeans dela. A história dela. Nós continuaremos a celebrar como todos usam seus jeans da AE com confiança à sua maneira. Ótimos jeans ficam bons em todos.”
Enquanto a polêmica crescia, usuários descobriram o registro de Sweeney como eleitora filiada ao Partido Republicano, desde 14 de junho de 2024.
Nos Estados Unidos, registrar-se como eleitor de um partido é comum, mas o fato de Sweeney estar ligada ao partido de Trump reforçou os ataques.
O presidente americano defendeu a atriz e disse ser um grande fã das novas propagandas da American Eagle:
“Eu adoro o comercial dela. É mesmo? É a Sydney Sweeney? É. Você ficaria surpreso com quantas pessoas são republicanas. Essa eu não sabia. Mas fico feliz que você me contou isso. Se Sydney Sweeney é uma republicana registrada, acho o comercial dela fantástico.”
Após o elogio de Trump, as ações da American Eagle fecharam em uma alta de 23%, segundo a NBC News.
Não é a primeira vez que Sydney Sweeney é alvo de polêmicas nas redes sociais.
Em 2022, ela publicou fotos da festa de aniversário de sua mãe, na qual convidados usavam bonés vermelhos com os dizeres Make Sixty Great Again, traduzido como Faça os 60 Grandes de Novo.
Foi uma referência aos bonés usados nas campanhas de Trump com seu slogan Make America Great Again (Faça a América Grande de Novo).
Além disso, alguns participantes vestiam camisetas com a frase “Blue Lives Matter”, em defesa da vida de policiais. A expressão é uma resposta direta ao movimento Black Lives Matter.
Conheça a história e as polêmicas do movimento Black Lives Matter com o terceiro episódio da minissérie As Grandes Minorias. Assista abaixo:
Na época, Sweeney buscou se retratar nas redes sociais e disse que a festa era apenas uma “comemoração inocente”:
“Gente, isso é loucura. Uma comemoração inocente virou uma declaração política absurda. Por favor, parem de fazer suposições.”
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP