This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Elon Musk decidiu que um X substituirá o tradicional pássaro azul. Mas o que um X pode significar?

Entenda os principais significados simbólicos do X e o que se sabe do caso até agora.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
4/8/2023 20:09
Imagem: bluecat_stock/Shutterstock

Em 28 de agosto de 2022, Elon Musk comentou seu amor pelas fontes presentes nos logotipos de suas empresas Tesla e SpaceX. Mas disse também que elas carregam significados ocultos.

Em um tuíte de 23 de julho deste ano disse que gosta da letra "x". Em álgebra, X representa o desconhecido, assim como uma variável.

Pensando exclusivamente na letra, x é uma abreviação de xei, que vem da palavra árabe šay, que significa coisa.

Na Edição 1 dos X-Men, uma das telepatas mais poderosas da Marvel se matricula no Instituto Xavier para Jovens Superdotados. Nesse momento, o Professor X lhe conta de onde veio o nome “X-Men”:

“Vocês possuem um poder extra… Algo que os humanos comuns não têm! É por isso que chamo meus alunos de… X-Men, pelo poder Ex-tra!“, explica Xavier para Jean Grey na edição de The Uncanny X-Men #1 (Os Fabulosos X-Men na versão nacional) , lançada em 1963.
“Poder Ex-tra!“, explica o professor. Logo, podemos dizer que “X-Men” é a versão resumida de “Extra-Power-Men”, ou algo como “Homens-Extra-Poderosos” em tradução livre.

O empresário quer criar um "superaplicativo" chamado "X" — um novo tipo de plataforma de rede social que ele vem falando em criar há meses.

Por trás das teorias, o que se sabe até agora

Musk pretende com a reconstrução da marca ampliar o alcance do Twitter para fazer o que ele costuma chamar de aplicativo de tudo, a exemplo do WeChat na China.

A plataforma chinesa mistura mensagens em texto e voz, rede de pagamentos, transmissões, videoconferências, videogames, compartilhamento de fotos, vídeos e de localização.

Em maio deste ano, ao anunciar a contratação de Linda Yaccarino como CEO do Twitter, Musk disse em seu perfil que estava ansioso para trabalhar com a executiva com o objetivo de transformar o Twitter no X, o aplicativo de tudo.

Yaccarino escreveu na plataforma que a reformulação da marca era uma nova oportunidade empolgante:

"O Twitter causou uma grande impressão e mudou a forma como nos comunicamos. Agora, o X vai mais longe, transformando a praça da cidade global.

X é o estado futuro de interatividade ilimitada – centrado em áudio, vídeo, mensagens, pagamentos/banco – criando um mercado global para ideias, bens, serviços e oportunidades. Alimentado por Inteligência Artificial, o X conectará todos nós de maneiras que estamos apenas começando a imaginar”
.

Desde que comprou o Twitter em outubro, Musk mudou a denominação social da empresa para X Corp, refletindo a visão do bilionário de criar um “super app” como o WeChat da China, diz reportagem do jornal The Guardian.

No dia 12 de julho, a X.ai foi anunciada como a inteligência artificial de Musk, que está em desenvolvimento. Com o desenvolvimento da IA, o X conectará todas essas funcionalidades.

Quais são os limites da tecnologia, da vigilância e do controle das Big Techs sobre as informações das pessoas?

O Círculo é o filme protagonizado por Emma Watson e Tom Hanks que apresenta um cenário muito semelhante ao que Musk e o WeChat querem criar. Na trama, um aplicativo controlado por uma grande companhia une todos os aspectos das vidas das pessoas, de suas interações sociais aos seus pagamentos no cotidiano.

A protagonista logo se torna referência na empresa e ajuda-a a expandir sua presença no cotidiano de todos. À medida que a presença cresce, a protagonista se vê no dilema sobre os limites da exposição e do controle da vida das pessoas.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais