Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Eleições Venezuela: PT reconhece eleição de Maduro. Confira a nota na íntegra!

O partido pede diálogo com a oposição. O ditador afirmou hoje que falou com Celso Amorim, enviado especial de Lula ao país. Cenas de guerra tomaram Caracas ontem a noite. Veja vídeos!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
30/7/2024 14:33
Folha Press

No final da noite de ontem, o PT reconheceu a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela. A nota foi divulgada por volta das 23h. O texto afirma que o partido seguirá vigilante para que os problemas dos países latinos sejam tratados internamente por cada nação. Também pede que o ditador mantenha diálogo com os partidos de oposição, visando o bem dos venezuelanos. Confira a nota na íntegra: 

“O PT saúda o povo venezuelano pelo processo eleitoral ocorrido no domingo, dia 28 de julho de 2024, em uma jornada pacífica, democrática e soberana. Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso a todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela. Importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida causados por sanções ilegais. O PT seguirá vigilante para contribuir, na medida de suas forças, para que os problemas da América Latina e Caribe sejam tratados pelos povos da nossa região, sem nenhum tipo de violência e ingerência externa.

Executiva Nacional do PT”

  • Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!

Governo do Brasil segue em silêncio

Nem o presidente Lula, nem membros do governo se manifestaram sobre as eleições na Venezuela. O enviado especial do presidente a Caracas afirmou em entrevista ao blog de Andréia Sadi que o governo estava aguardando a divulgação das atas de votação para se pronunciar. Celso Amorim disse:

"O fato principal que nos leva a ser cauteloso é que não deram o resultado publico mesa por mesa, porque o governo deu até agora é um número, mas tem que mostrar como chegou nesse número: ata por ata"

 Hoje pela manhã foi reportado pelo jornalista Danúzio Neto que Maduro ligou Amorim. Veja o vídeo: 

Em nota, o ministério das Relações Exteriores afirmou ontem que o governo brasileiro saúda o caráter pacífico das eleições venezuelanas e aguardava a verificação imparcial dos resultados. No final da noite o órgão emitiu alerta para os brasileiros que estão naquele país. Veja o texto na íntegra: 

Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações.

  • A Embaixada do Brasil em Caracas permanece atenta à situação das cidadãs e dos cidadãos brasileiros no país e disponibiliza, em caso de emergência envolvendo seus nacionais, o seu plantão consular, +58 414-3723337 (com whatsapp).
  • O plantão consular geral do Itamaraty pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Após a proclamação de Maduro como presidente, manifestantes tomaram as ruas da capital venezuelana em protesto. Hoje pela manhã, o jornalista Danúzio Neto divulgou que o líder do partido Voluntad Popular, Freddy Superlano, foi preso pelo regime do ditador. Veja o vídeo. 

 Alguns vídeos mostram cenas de guerra nas ruas. Veja alguns vídeos postados nas redes sociais. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais