This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Mercado
3
min de leitura

I Conferência Internacional da Liberdade com apoio da Brasil Paralelo

A iniciativa do Instituto Liberal e Rede Liberdade reuniu grandes nomes e apoiadores de pautas liberais voltadas à América Latina

Mercado
Por
Publicado em
13/6/2022 11:19

A missão do Instituto Liberal é difundir e defender o liberalismo. Fundado em 1983, no Rio de Janeiro, por Donald Stewart Jr., o instituto ampliou-se e possui outros institutos análogos em diversas capitais brasileiras. Em todos, os valores comuns e centrais são: liberdade, propriedade, ordem, justiça, economia de mercado, democracia, tolerância, estado de direito e descentralização. 

Na sexta-feira, 3 de junho, o Instituto Liberal e a Rede Liberdade realizaram a I Conferência Internacional da Liberdade - Perspectivas da Liberdade no Brasil e na América Latina.

A Brasil Paralelo foi uma das apoiadoras do evento, que reuniu lideranças nacionais e internacionais de diversos setores, desde intelectuais a ex-chefes de Estado, no WTC Hotel, em São Paulo. Henrique Viana, CEO da Brasil Paralelo; Renato Dias, Head de Relações Institucionais; e Danilo Feitosa, diretor de arte, estiveram presentes. 

Nos painéis, os conferencistas abordaram temas importantes e atuais para a América Latina, como os desafios que a agenda liberal encontra na região, os riscos à liberdade de expressão provenientes do Poder Judiciário, e as vantagens da economia de mercado para a sociedade.

Salim Mattar, que já foi secretário de Desestatização do Governo e é presidente da Localiza e do Conselho do Instituto Liberal, abriu o evento. Em sua fala, ressaltou que:

“Nações com mais liberdade possuem mais capitalismo e mais qualidade de vida. Nós precisamos de mais capitalismo.”

No primeiro painel, estiveram presentes os ex-presidentes da Argentina e do Brasil, Maurício Macri e Michel Temer respectivamente. Ambos comentaram as medidas tomadas em seus governos que favoreceram as liberdades individuais e econômicas. 

Teceram também considerações sobre os riscos que governos intervencionistas oferecem.

No segundo painel, o jurista Modesto Carvalhosa, a procuradora da República Thaméa Danelon e a Juíza Ludmila Lins Grilo falaram sobre as adversidades para a liberdade provenientes do ativismo judicial e da insegurança jurídica.

No terceiro painel, o tema foi sobre as ameaças à liberdade de expressão no Brasil. Participaram o presidente do Instituto Mises Brasil, Helio Beltrão, o jornalista Leandro Narloch e o cientista político Fernando Schüller.

Tom Palmer, ligado ao Cato Institute e à Atlas Network, palestrou sobre a liberdade, traçando uma abordagem filosófica acerca de como esse valor atende às principais aspirações humanas. Indo além, criticou os perigos do coletivismo. Até mesmo citou um dos grandes heróis nacionais brasileiros: Joaquim Nabuco

No painel sobre Perspectivas da liberdade na América Latina, a professora Marize Schons mediou a conversa entre os cientistas políticos Axel Kaiser e Glória Alvarez; e o empresário Rachewsky. Juntos, abordaram o tema do antiliberalismo, das ideias coletivistas e estatistas e o populismo.

O historiador alemão Rainer Zitelmann autografou seu livro “O capitalismo não é problema, é solução”, lançado no Brasil em parceria com o Instituto Liberal e a editora Almeida. Uma das ideias que sintetiza sua obra é a de que a economia de mercado é o caminho da prosperidade e do desenvolvimento.

O encerramento foi feito pelo presidente da Diretoria Executiva do Instituto Liberal, Lucas Berlanza, que relembrou como o conceito de “Liberdade” é entendido por liberais. Retomou o porquê da missão de difundir os princípios liberais e convocou os institutos a manterem-se na defesa consistente de seus princípios e que multipliquem as esferas nas quais divulgam sua mensagem.

A Conferência Internacional da Liberdade está disponível gratuitamente na íntegra:

Relacionadas

Todas
No items found.

Exclusivo para membros

Ver mais