Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Mercado
3
min de leitura

Como as eleições interferem na economia?

O professor de ciência política Adriano Gianturco explica a correlação entre eleições e os ciclos econômicos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
28/4/2023 17:41
Fonte: de autoria própria.

Para o professor Adriano Gianturco, existe uma evidência empírica que mostra que muitas das crises econômicas têm uma forte correlação com os ciclos eleitorais. A teoria dos ciclos econômicos, de períodos de alta e períodos de baixa, de vacas gordas e vacas magras está ligada ao período eleitoral.

A economia geralmente tende a ir bem pouco antes das eleições, depois tende a ir mal pouco depois das eleições.

Há uma forte correlação cross-country, ou seja, em todos os países. Essa é uma correlação empírica, os teóricos tentam explicar porque isso acontece.

Para o professor, a interpretação é a seguinte, isso acontece porque em muitos casos os políticos têm todos os incentivos do mundo antes das eleições de aquecer a economia de alguma forma:

  • aumentando a massa monetária;
  • baixando a taxa de juro quando o Banco Central não é independente;
  • diminuindo os impostos;
  • deixando mais dinheiro no bolso das pessoas;
  • subsidiando alguns setores específicos.

Praticamente criando uma bolha artificial que gera um crescimento de curto prazo, mas uma bolha que mais cedo ou mais tarde vai estourar.

Isso aconteceu várias vezes, segundo o professor, em praticamente todas as eleições no Brasil e em vários outros países.

Por qual motivo isso acontece? Quando a economia vai bem, tendencialmente o candidato incumbente, ou seja, que já está no cargo, tem mais chances de ser confirmado.

Um dos maiores motivos pelos quais as pessoas votam é a economia. Com a economia indo bem, as pessoas tendem a confirmar quem já está no poder. Como naquela expressão popular - “time que está ganhando não se troca".

O povo então confirma o incumbente mesmo se a economia estiver assim de forma artificial e mesmo se isso depois gerar uma crise.

O candidato priorizou o princípio de que o foco não é fazer a economia ir bem, mas ganhar as eleições e se manter no poder ganhando outra vez. Mesmo que às custas de um problema econômico que vai ser passado para frente para ser resolvido depois.

Muitas vezes os ciclos econômicos são correlatos aos ciclos políticos, por isso os teóricos da economia falam em Political Business Cycle (Ciclo de Negócios Políticos).

Este texto é um trecho da aula "Entendendo a Política Brasileira” do professor Adriano Gianturco no Travessia. Travessia é a mais nova iniciativa de formação da Brasil Paralelo, toque no link e saiba mais sobre como liberar essa aula e outras mais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais