Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Mercado
3
min de leitura

Economia brasileira está desacelerada, aponta cálculo do Banco Central

Apesar do pequeno aumento da atividade econômica, o crescimento não foi suficiente para compensar a queda do mês anterior.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
14/8/2023 13:36
foto Eli Hayasaka

A atividade econômica aumentou 0,63% em junho, informou nesta segunda-feira (14) o Banco Central. O crescimento não foi suficiente para compensar a queda de 2,05% do mês anterior. Os dados são do IBC-Br, índice do Banco Central que busca medir a temperatura da economia do país e é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

Conforme o indicador, no acumulado do segundo trimestre a atividade avançou 0,43% na comparação com o primeiro.

O número aponta para uma forte desaceleração em relação ao desempenho do começo do ano – de janeiro a março, o IBC-Br havia subido 2,21% sobre o último trimestre de 2022.

Na comparação com os mesmos períodos do ano passado, o índice registrou avanço de 2,1% no mês e 2,65% no trimestre. Ainda segundo o BC, em 12 meses a atividade econômica do país cresceu 3,35%.

No dia 1º de junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB brasileiro cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023, comparado com o trimestre anterior, e somou R$ 2,6 trilhões.

No Boletim Focus, que resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado, os analistas fizeram a projeção de crescimento do PIB em 2023 de 2,29% Na semana anterior a projeção era de 2,26%.

Para os três anos seguintes, as projeções foram mantidas em 1,3%, 1,90% e 2%, respectivamente.

  • A Brasil Paralelo recebeu Helio Beltrão, presidente do Instituto Mises Brasil e comentarista da CNN para um podcast: “O papel do Banco Central: entenda a origem dessa história e o que está acontecendo”, com Lucas Ferrugem. Toque aqui para assistir.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais