Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Mercado
3
min de leitura

Os 3 principais motivos que dificultam o empreendedorismo no Brasil

Empreender é muito mais que abrir uma empresa. No Brasil, existem uma série de fatores que dificultam esse movimento, os 3 principais foram listados.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/5/2023 11:40
Fonte: pxfuel.

Muito mais que abrir uma empresa, empreender é um conceito abrangente que envolve a capacidade de enxergar uma necessidade, uma dor e encontrar soluções investindo recursos para entregar resultados.

Empreendedorismo pode estar ligado a um negócio, a um projeto, ou um movimento com o intuito de gerar um benefício para uma determinada comunidade.

No Brasil, existem uma série de fatores que acabam desestimulando o empreendedor. Os 3 principais motivos foram reunidos nessa notícia. Para entender as dificuldades de um empreendimento, é necessário entender como funciona o processo no Brasil.

Como é empreender no Brasil?

Com exceção da modalidade MEI (Micro Empreendedor Individual) que tem um processo mais curto, é possível resumir às seguintes etapas o processo de abrir um empreendimento no Brasil:

  1. Registro - elaboração do negócio, reconhecimento em cartório e registro do contrato social perante a junta comercial do estado;
  2. Abertura do cadastro do CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o nome e número de registro do empreendimento. Para esse cadastro o empreendedor precisa emitir o alvará de localização e funcionamento junto à Prefeitura onde se localiza o empreendimento;
  3. A depender do empreendimento, podem ser necessários procedimentos como a liberação por parte dos Bombeiros e a inscrição estadual para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
  4. Cadastro na Previdência Social e liberação fiscal - o cadastro é necessário para emissão de nota fiscal e autenticação.

Depois de todo esse processo que tramita entre diferentes órgãos, é possível uma empresa começar a operar no Brasil.

Por que empreender no Brasil é tão difícil?

Os 3 motivos que dificultam o empreendedorismo no Brasil são:

  1. Excesso de burocracia;
  2. Altos impostos;
  3. Falta de educação voltada para o empreendedorismo.

O primeiro ponto é possível entender a partir de uma pesquisa de 2017 do Banco Mundial. O Doing Business divulgou uma pesquisa que levanta pontos sobre empreender ao redor do mundo.

Em uma lista com 190 países, o Brasil ficou em 175º lugar no quesito facilidade de abrir uma empresa.

O tempo necessário para formalizar e concretizar a abertura de um negócio no Brasil é de aproximadamente 80 dias, processo que costuma contar com 11 etapas.

A título de comparação, na Nova Zelândia, país que ocupa a primeira posição desse ranking, é necessário meio dia e um procedimento para abrir um negócio.

A cobrança de impostos no Brasil é uma das mais altas do mundo e os empreendedores não estão livres disso, o que explica o segundo ponto.

Entre impostos, taxas e contribuições, o brasileiro paga 73 tipos de tributos federais, estaduais e municipais. Em 2018, o valor arrecadado pelo governo chegou a R$ 2,39 trilhões, o que dá uma média de R$ 11.500,00 por habitante.

Os valores mencionados em 2018 equivalem a pouco mais de 35% do Produto Interno Bruto (PIB), o que significa que o governo arrecada mais de um terço de todas as riquezas produzidas pelo país.

Em 2023, com apenas 4 meses, o governo já arrecadou 1 trilhão e 55 bilhões segundo o Impostômetro.

No último ponto, é possível considerar a falta da cultura de empreendedorismo nas escolas e no currículo escolar padrão do ensino brasileiro. A nível de ensino fundamental e médio, é raro encontrar escolas que fomentem o movimento empreendedor.

Em geral, cursos, matérias ou disciplinas de empreendedorismo são vistos apenas em pós-graduações e especializações.

Nem todas as escolas se prendem ao currículo padrão de ensino brasileiro. Existem iniciativas que buscam ir além. Em São Paulo capital, a escola Acton promete ensinar aos alunos empreendedorismo, virtudes cristãs e se opõe à cultura woke. Conheça mais sobre a escola que abriu recentemente.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais