This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Mercado
3
min de leitura

Cada filho vem com um pão debaixo do braço? Hong Kong doará 12 mil reais para pais de recém-nascidos

Medida visa reaquecer a economia e combater problemas da baixa natalidade do país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/10/2023 18:00
Foto: Reprodução/Hong Kong Free Press

Hong Kong estreia nova política que vai doar 2.556 dólares — cerca de 12.700 reais — aos pais de recém-nascidos. Além disso, o governo reduzirá os impostos de selo, a taxa cobrada na mudança da titularidade de um imóvel, por exemplo.

As famílias que tiverem bebês também vão ganhar descontos de 50% a 75% nos impostos cobrados pela compra e venda de imóveis.

O intuito da nova política é reanimar a economia da região, que tem sofrido com a queda de natalidade e força de trabalho, o êxodo populacional e a desaceleração da economia chinesa.

Problemas com redução populacional

Hong Kong tem a taxa de fertilidade mais baixa de todo o planeta, com 0,8 nascimento por mulher. Há 60 anos, eram 5 por mulher.

Além da baixa fertilidade, nos últimos três anos, 140 mil adultos decidiram morar em outros países. Um número considerável da população economicamente ativa, em uma região com menos de 8 milhões de pessoas.

Os incentivos governamentais para os recém-nascidos vão valer por pelo menos três anos.

Para reforçar ainda mais a economia, vistos para imigrantes serão dados mais facilmente, e as leis facilitarão a entrada de empresas estrangeiras.

Com as mudanças, espera-se que a economia de Hong Kong cresça 4,2% neste ano.

A pequena região que é uma potência internacional

Hong Kong é uma região administrativa autônoma que pertence ao território chinês. Embora seja pequena geograficamente, a região é uma potência econômica:

  • Hong Kong possui o Produto Interno Bruto (PIB) de mais de US$ 170 bi;
  • é a 30ª maior economia do mundo;
  • representa cerca de 3% do PIB da China.

John Lee, chefe executivo de Hong Kong, destacou as medidas na última quarta (25). A China vem sofrendo com a saída das companhias estrangeiras e da força de trabalho estrangeira após os anos de intensas restrições devido à pandemia do Covid.

A China é a nova potência global?

Há décadas China e Rússia disputam com os Estados Unidos a liderança da política global. Os dois países têm cada vez mais sucesso, enquanto os EUA passam por dificuldades para manter sua posição.

Uma nova Guerra Fria está acontecendo? O que acontecerá com o mundo se a China e a Rússia assumirem o protagonismo político? 

Buscando analisar as consequências dessa disputa política internacional, a Brasil Paralelo elaborou o seu primeiro documentário internacional: O Fim das Nações.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais