Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

China desenvolve Inteligência Artificial em favor dos "valores vitais do socialismo"

As diretrizes foram definidas por órgãos censores do Estado chinês e passam a valer em agosto.

Por
Publicado em
14/7/2023 14:53
Foto: Costfoto/NurPhoto via Getty Images / Getty Images

Censores e reguladores chineses afirmam que finalizaram as primeiras regras do governo para o uso das novas tecnologias de Inteligência Artificial (IA). A ideia é controlar o rápido crescimento da nova tecnologia e usá-la a favor dos "valores vitais do socialismo". A apuração é dos jornais CNBC e Fox News.

O governo está otimista que a tecnologia seja usada em prol da ideologia do socialismo chinês. A estatal Administração do Espaço Cibernético da China (CAC) afirmou ter trabalhado com diversos outros reguladores para criar a legislação que passará a valer no dia 15 de agosto.

Segundo as diretivas do Partido Comunista Chinês os modelos de IA não podem gerar conteúdos que: 

"Incitem a subversão e a derrubada contra o poder do Estado socialista, ponham em perigo a segurança e os interesses nacionais, firam a imagem do país, incitem a secessão no país, minem a unidade nacional e a estabilidade social, promovam terrorismo, extremismo, ódio a naçao e discriminaçao ética, violência, obscenidade e pornografia," de acordo com a traduçao do jornal the South China Morning Post.

O documento que guia o desenvolvimento da inteligência artificial na China é uma evolução à prévia restrição imposta pela China à tecnologia.

Todas as firmas que desejarem desenvolver IAs deverão receber autorização do CAC e disponibilizar as tecnologias para o uso do público e o aprimoramento da ferramenta.

Em caso de erros, gerações de imagens ou textos que firam as normas diretivas do partido, o conteúdo deverá ser removido e a linguagem aprimorada.

Diversas companhias chinesas estão desenvolvendo modelos de Inteligência Artificial semelhantes ao ChatGPT da Open AI, grupos como o Alibaba, MIDU e Baidu.

Democracia ou socialismo, o que a IA deve favorecer?

Enquanto a China investe em projetos de inteligência artificial que defendem os valores socialistas, os líderes das nações do G7 se reúnem para definir que a tecnologia deve "estar alinhada aos valores democráticos".

No dia 20 de maio, os líderes se reuniram para sugerir o desenvolvimento e a adoção de padrões técnicos globais para as tecnologias de inteligência artificial.

A avaliação é de que a segurança da tecnologia não acompanhou o seu crescimento, destacou a agência de notícias Reuters.

Embora os líderes do G7, reunidos em Hiroshima, no Japão, reconheçam que as abordagens para alcançar "a visão comum e o objetivo de uma IA confiável possam variar", eles disseram em comunicado que as regras para tecnologias digitais como a IA devem estar "alinhadas com valores democráticos".

O acordo veio depois que a União Europeia, que participa do G7, quase ter aprovado uma legislação para regular a tecnologia de IA, potencialmente a primeira lei abrangente de IA do mundo que poderia abrir um precedente entre as economias avançadas.

Guerra é paz, liberdade é escravidao, ignorância é força!

A icônica frase de George Orwell em seu clássico 1984 convida à reflexão no contexto de avanço de tecnologias como a inteligência artificial. Capaz de gerar ideias e fotos, de ensinar conteúdos, de responder e resolver problemas em questões de segundos, como essa tecnologia pode ser usada para controlar a sociedade?

Orwell escreveu seu livro em 1949, no contexto dos totalitarismos, como o Nazismo, o Fascismo e o Socialismo soviético, mas o autor não previu o imenso avanço tecnológico da atualidade.

Na União Soviética, crianças aprendiam em escolas que deviam denunciar seus pais quando mostrassem sinais de subversão contra o socialismo.

Com uma ideologia oficial sendo imposta, independentemente do partido, como fica o controle da informação e da educação em relação a liberdade de expressão das pessoas?

Uma IA regulada pode mostrar ao usuário apenas o que foi permitido. As consequências podem ser a ocultação de conteúdo ou até mesmo a sua deturpação. Assim, a sociedade pode acabar tendo o escopo de pesquisa limitado por governos e agências. 

Para refletir sobre o assunto, a Brasil Paralelo indica dois grandes filmes disponíveis em sua plataforma:

  • 1984 - a adaptação cinematográfica do clássico de Orwell nos convida a refletir: vale a pena trocar a liberdade em prol da segurança?
  • Blade Runner 2049 - quais são os limites éticos do uso da IA? Como ficam a liberdade e o valor da vida humana diante desses avanços tecnológicos? A sequência do clássico apresenta todas essas questões de forma brilhante e hipnotizante.

Brasil Paralelo, muito + que filmes. Assine agora, desbloqueie os dois filmes e mais um catálogo completo de filmes, séries e Originais BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais