Últimos dias - Assine agora
A oferta acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
Política
3
min de leitura

Como Podemos Diferenciar o Socialismo Utópico do Socialismo Científico?

Socialismo Utópico e Socialismo Científico são correntes diferentes de socialismo que compartilham alguns princípios. Aprenda exatamente como diferenciá-los!

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
5/8/2022 15:18
Capa: Marx e Saint Simon.

Nem todo socialismo é marxista. Essa afirmação pode soar estranha, mas o fato é que a teoria socialista surgiu antes do próprio Marx. Entenda como diferenciar o Socialismo Utópico do Socialismo Científico.

  • Prepare-se para a maior produção já feita sobre a história do comunismo no mundo. O Épico História do Comunismo estreia gratuitamente no dia 14 de março, trazendo conteúdos inéditos sobre cultura, política, socialismo, comunismo e o século vermelho - para assistir de graça, faça seu cadastro aqui.

O que você vai encontrar neste artigo?

Como surgiu o socialismo?

Durante o século XIX, as ideias Iluministas estavam bem difundidas. A partir delas surgiram novas correntes de pensamento político.

Uma dessas ideologias é o Socialismo. O mais adequado é falar socialismos, uma vez que existem diversas vertentes dentro desta teoria.

Sendo as duas mais relevantes: o Socialismo Científico e o Socialismo Utópico. Entenda como diferenciá-las. 

O que é o Socialismo? (Definição)

O Socialismo é uma corrente política que defende a concentração de poder nas mãos do Estado para que este seja capaz de atenuar as injustiças e os problemas da sociedade. A função do Governo é direcionar os recursos da melhor forma possível e combater qualquer abuso que venha por parte do mercado.

O Socialismo enxerga a Igualdade como o seu principal valor e surgiu em oposição ao Liberalismo que ganhou bastante força após a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

Assim como o Liberalismo, o Socialismo tem como a sua base intelectual os autores Iluministas, principalmente Jean Jacques-Rousseau que acusava a origem da propriedade privada como a causadora da guerra entre os homens. 

O Iluminismo acreditava que a razão humana era a chave pela qual os problemas da sociedade deveriam ser resolvidos. Ele incentivava uma crença de que quanto mais racional uma população fosse, menos problemas ela teria.

Colocar a razão humana como um dos fatores mais importante na sociedade, fez com que o próprio ser humano passasse a estar no centro de tudo.

Como esta corrente filosófica acabou influenciando o surgimento de ideologias políticas como o Liberalismo e o Socialismo, estes incorporaram a noção da razão humana como elemento central na construção de uma sociedade melhor.

Para o socialismo, o Estado deveria ser ocupado por indivíduos que, racionalmente, conseguissem identificar o quão injusto é o sistema capitalista. A partir daí, essas pessoas regulariam a sociedade para atenuar essas injustiças.

Isso fez do socialismo uma ideologia que colocou as relações econômicas como base de toda a ordem social.

No Socialismo Científico, esse conceito se tornou ainda mais fundamental. E o materialismo passou a ser entendido como a capacidade de se interpretar a realidade submetendo os princípios à natureza e à história humana.

Diversos políticos e pensadores defenderam o socialismo ao longo da história. Sem dúvidas, essa foi uma das mais influentes correntes políticas existentes.

Como podemos Diferenciar o Socialismo Utópico do Socialismo Científico? 

A diferença principal entre os dois é que o socialismo utópico busca atingir seus objetivos por caminhos pacíficos, como o diálogo; já o socialismo científico busca fomentar uma revolução armada para garantir o sistema socialista.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais