Os números registrados em 2023 apontam um cenário ruim para o Brasil, pois o fechamento das empresas significa também o fim de postos de trabalho e o declínio da economia.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, 2.156.046 empresas fecharam no ano passado. Esse número equivale a 4 empresas fechando por minuto, valor 25% superior ao registrado em 2022.

Os números registrados em 2023 apontam um cenário ruim para o Brasil, pois o fechamento das empresas significa também o fim de postos de trabalho e o declínio da economia.
Segundo o SEBRAE, 50% das empresas fecham nos primeiros 5 anos de existência. E os motivos principais são:
A falta de preparo dos empreendedores se une ao cenário macroeconômico do país, gerando um ambiente de pouca prosperidade empresarial.
Segundo o mesmo Mapa, 625.498 empresas já fecharam as portas em 2024, mostrando que o resultado ruim de 2023 permanece.
Partindo desse problema, um grupo de empresários construiu um movimento intitulado “Espécie em Extinção”.
O objetivo é fazer um alerta sobre a “extinção dos empreendedores” que, segundo eles, é a espécie mais importante para a sobrevivência de um país.
A campanha acontecerá no Dia do Trabalho, 01 de maio e mostrará a importância do empresário na geração de trabalho.
Referindo-se à data comemorativa, um dos protagonistas afirmou que é "o dia que não existiria se não fosse o gerador de emprego".
Buscando apoiadores, o G4 Educação levantou a “#EspécieEmExtinção” em suas redes sociais. A campanha teve a aderência de centenas de empresários e influenciadores.
Também foi produzida uma paródia de um famoso vídeo que defendia a Amazônia, desenvolvido em 2016 pela organização Conservação Internacional. Assista-o clicando no link abaixo: