“Um líder do tráfico de drogas.” Foram essas as palavras usadas por Donald Trump para se referir ao presidente da Colômbia, Gustavo Petro.
Em uma publicação feita neste domingo (19), o presidente americano anunciou a suspensão de todos os pagamentos e subsídios enviados ao país. Trump também acusou Petro de incentivar a produção em massa de entorpecentes na Colômbia.
A declaração foi feita na rede social Truth Social, onde afirmou que o presidente colombiano “promove a produção de drogas em grandes e pequenos campos por toda a Colômbia” e que o tráfico teria se tornado “o maior negócio do país”.
O republicano afirma que os repasses dos Estados Unidos para programas de cooperação representariam “um roubo a longo prazo da América”.
Atualmente, a Colômbia é o maior produtor mundial de cocaína. Os Estados Unidos investem, todos os anos, milhões de dólares em projetos de combate ao narcotráfico e de desenvolvimento rural alternativo, criados a partir do chamado Plano Colômbia, no início dos anos 2000.
A publicação de Trump também faz uma ameaça direta ao governo colombiano. Ele afirma que se Petro não tomar providências, os EUA tomarão.
“É melhor fechar esses campos de extermínio imediatamente, ou os Estados Unidos os fecharão para ele”.
A troca de acusações ocorre após críticas feitas por Petro no sábado (18), quando o presidente colombiano acusou os Estados Unidos de violar a soberania das águas colombianas durante operações militares no Caribe.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)











.webp)




.webp)







