Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Talibã proíbe mídia de transmitir imagens de seres vivos no Afeganistão

A medida faz parte de um pacote de “leis morais” aprovado pelo grupo terrorista.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/10/2024 15:11
Jovem Pan

Mídias estatais pararam de exibir imagens de seres vivos, tanto humanos quanto animais, em algumas províncias do Afeganistão. O objetivo é cumprir as leis de moralidade estabelecidas pelo grupo terrorista Talibã. 

Em agosto, uma série de leis foi divulgada pelo Ministério do Vício e da Virtude, órgão encarregado de impor a interpretação da lei islâmica (sharia) do grupo, regulamentando aspectos da vida cotidiana.

Algumas das medidas impostas, por exemplo, proíbem mulheres de falar em público ou de olhar em direção a homens que não façam parte de suas famílias.

O Artigo 17 proíbe a divulgação de imagens de seres vivos, o que levanta dúvidas sobre a atuação da imprensa no país.

Um porta-voz do Ministério do Vício e da Virtude, Saif ul Islam Khyber, afirmou que as mídias governamentais nas províncias de Takhar, Maidan Wardak e Kandahar foram aconselhadas a “não transmitir ou mostrar imagens de qualquer coisa com alma”. Estão incluídos humanos e animais. 

Um dia antes do pronunciamento, Khyber contou para representantes da Associated Press que o ministério era responsável pela implementação das leis de moralidade.

O porta-voz não comentou como será a aplicação dessa lei em todo o território nacional ou se havia um prazo limite para que os veículos de comunicação se adequem à medida.

Hujjatullah Mujadidi, diretor da União dos Jornalistas Independentes Afegãos, conta que os oficiais do ministério do Vício e da Virtude começaram exigindo que a mídia estatal parasse de exibir fotos e vídeos de seres vivos. Posteriormente, a regra foi estendida a todos os veículos de mídia nas províncias.

"Na noite passada, mídias locais independentes também pararam de exibir esses vídeos e imagens e estão, em vez disso, transmitindo vídeos da natureza."

Nenhum outro país muçulmano impõe normas tão rígidas à sociedade. O Talibã voltou ao poder depois que tropas americanas deixaram o país em 2021, após 20 anos de ocupação militar.

O grupo terrorista já havia governado o país na década de 1990, sendo derrubado pelos Estados Unidos e seus aliados depois dos atentados de 11 de setembro de 2001.

Na ocasião, o governo americano acusou o regime Talibã de hospedar e auxiliar membros da Al-Qaeda, grupo terrorista responsável pelos ataques.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais