Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Sua opinião política pode te impedir de acessar a internet - conheça o Crédito Social Chinês

"Perdão, não posso te contratar, seus pontos sociais são muito baixos"; conheça a realidade de grande parte dos chineses.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
29/8/2023 17:19
Foto da Capa: iStock

Pense no seguinte cenário: você viu uma ação do governo que discorda e decidiu comentar em seu perfil no Twitter. Um dia depois, você perdeu 100 pontos sociais, alcançando um nível de crédito que não te permite mais continuar no seu emprego.

Essa é a realidade de grande parte da população chinesa que é vigiada pelo sistema de crédito social chinês.

Utilizando ferramentas modernas, o Partido Comunista Chinês conseguiu fazer com que os cidadãos sigam sua ideologia para conseguirem viver bem.

Entenda o crédito social chinês e como ele afeta a vida dos cidadãos.

O que é o Crédito Social da China?

O Sistema de Crédito Social Chinês é um mecanismo criado pelo Partido Comunista Chinês para avaliar o comportamento dos cidadãos. Cada cidadão ganha ou perde pontos de acordo com suas ações e crenças.

De acordo com o governo chinês, o objetivo é garantir a segurança da população. A fase de testes começou em 2014, com apenas alguns governos locais aderindo ao sistema de crédito social. 

O sistema ainda não funciona em todo o país, mas o governo já declarou que busca disseminar o programa em nível nacional, noticiou o jornal Poder 360. 

Como ele afeta a vida dos chineses?

O sistema de crédito social é obrigatório e afeta a capacidade dos cidadãos conseguirem empregos, acessar a internet e viajar, com base na maneira como o governo considera seu comportamento. 

Alguns cidadãos aprovam o uso do sistema e consideram que usá-lo os influenciou a serem melhores membros da sociedade. Dizem que são mais conscientes sobre seu comportamento em público e a maneira como tratam os outros.

Outros veem no sistema uma alegoria à distopia 1984, escrita por George Orwell. Para estes, o sistema de crédito social chinês é um tipo de obediência social gamificada, isto é, com pontuações que permitem o controle social autoritário por parte do governo.

A percepção dos outros também importa, porque terceiros podem influenciar sua nota. As pessoas podem se vigiar, auto policiar e denunciar, ampliando o sistema de avaliação sem tanto esforço do governo. 

As consequências positivas e negativas variam de acordo com o comprometimento do cidadão com o Partido Comunista da China.

Consequências da pontuação baixa

Algumas das principais consequências de ter uma baixa pontuação são:

  • Indeferimento de licenças, permissões e acesso a alguns serviços sociais;
  • Exclusão de reservas de voos e viagens de trem;
  • Menor acesso ao crédito;
  • Acesso restrito aos serviços públicos;
  • Inelegibilidade para empregos governamentais;
  • Zero acesso a escolas privadas;
  • Embaraço público: exposição online ou em TVs. 

Consequências da pontuação alta

Algumas dos principais prêmios para os bons cidadãos, especialmente aqueles que agradam a ideologia do governo, são:

  • Prioridade em vagas de escolas e emprego;
  • Acesso mais fácil a empréstimos e crédito;
  • Aluguel de bicicletas e carros livre de caução;
  • Academias gratuitas;
  • Transporte público mais barato;
  • Menor tempo de espera em hospitais;
  • Promoções no trabalho;
  • Saltar a fila de espera para a habitação popular;
  • Incentivos fiscais.

Como as pessoas são monitoradas na China?

O governo comunista utiliza três principais meios de monitoramento:

  • Fontes tradicionais: registros governamentais, cartórios, escolas;
  • Internet: histórico de pesquisa, compras eletrônicas, redes sociais;
  • Sistema de reconhecimento facial.

O governo possui um sistema de vigilância praticamente onisciente: são milhões de câmeras que reconhecem a face de cada cidadão. As imagens são enviadas para um banco de dados universal, onde estão os dados de cada cidadão. O sistema evolui à medida que a máquina aprende cada vez mais. 

O Sistema Dang’an mantém um dossiê exclusivo sobre cada cidadão chinês ao longo de toda sua vida.

Os cidadãos não podem ver o arquivo sobre eles mesmos, compilado ao longo dos anos pelo governo. Acessar esses dados é uma grave violação da lei, desobedecer o partido e colocar em risco a própria posição como cidadão.

  • O canal South China Morning Post fez uma reportagem mostrando a vida dentro de uma intendência de censura. Confira:

Chineses só acessam o que o Partido permite

Os cidadãos da China não conseguem acessar livremente a internet. Ela é controlada pelo firewall chinês, uma espécie de programa que controla e rastreia toda a rede chinesa. Bloqueando sites, pesquisas, transmissões e determinados conteúdos.

Os sites bloqueados são:

  • YouTube
  • Twitter
  • Google
  • Facebook
  • Wikipédia.

Todas as transmissões ao vivo que começam na China são monitoradas. O firewall chines é administrado por um órgão censor.

Toque na imagem para garantir seu acesso gratuito ao e-book.

Os funcionários controlam o conteúdo exibido com um método de atraso e captura de tela. Qualquer irregularidade faz a transmissão ser suspensa de imediato.

O mecanismo de reconhecimento facial também é aplicado. Se o usuário é de alto risco, há um monitoramento mais cuidadoso.

Desde a Lei de Segurança Nacional, os chineses são impedidos de promover qualquer manifestação contra o partido comunista chinês. Qualquer manifestação neste sentido é considerada traição.

  • O uso de câmeras nas ruas com reconhecimento facial para controle da população, lembra a política promovida pelo Grande Irmão no livro 1984, de George Orwell. Saiba mais sobre o livro.

Termos banidos na internet chinesa

Alguns dos principais termos banidos da internet chinesa são: 

  • Tiananmen Square — artigos do incidente de 1989 sequer aparecem nos resultados;
  • Imperador;
  • Censura;
  • 1984.

Os termos não podem nem ser digitados na maioria dos sites da China.

Campos de "reeducação"

A China aprisiona mais de um milhão de dissidentes religiosos em prisões chamadas Centro de Treinamento Vocacional. Algumas províncias já realizam coleta de DNA para controlar os cidadãos.

  • Somente Estados totalitários chegam ao ponto de controlar seu povo com câmeras, coletas de DNA e impressões digitais.

Aqueles que seguem religiões desaprovadas pelo governo são enviados para esses campos, onde aprendem a seguir o socialismo ateu da China.

Controle da Economia

É o Estado que controla quase todas as empresas do país que administram os recursos naturais.

Ele também é oficialmente o proprietário de toda a terra. Embora, na prática, as pessoas possam ter propriedades privadas, é o governo que chancela quem pode adquirir propriedade ou não.

  • No capítulo III da nossa série “O Fim das Nações”, abordamos a fundo o caso chinês e a forma como seu regime vem se impondo com base no controle social e no medo. Assista agora, gratuitamente.

E o Estado também controla o sistema bancário, decidindo quem pode tomar empréstimos.

Até as empresas privadas chinesas devem passar por inspeções estatais e ter "comitês partidários'' que possam influenciar a tomada de decisões.

Desde que foi eleito indiretamente em 2013, Xi Jinping deu uma amostra do seu poder e da eficiência da política chinesa: expurgou opositores de dentro do partido e criminalizou mais de cem mil oficiais.

Entendendo a ideologia por trás da China

Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.

O sistema de crédito chegou ao Ocidente?

Jornalistas como Paul Joseph Watson afirmam que o sistema de crédito social já está sendo aplicado no Ocidente. O documentário Os Cancelados, disponível no streaming da Brasil Paralelo, mostra essa realidade. 

Adam Carolla, comediante e autor de um dos podcasts mais baixados do mundo, e Dennis Prager, fundador da Prager University, fizeram uma dupla improvável para analisar a história da liberdade de expressão nos Estados Unidos e no Ocidente e as restrições e cancelamentos que vem sofrendo.

O segundo maior streaming nacional do Brasil

Biografias de grandes personagens da história mundial, documentários sobre temas relevantes da atualidade, histórias que divertem e emocionam, tudo isto e muito mais em um streaming que contém muito mais que filmes.

Todos os conteúdos são selecionados a dedo por uma equipe de curadoria com especialistas em cinema. Eles são acompanhados também por análises para você extrair ao máximo das mensagens de cada obra e se divertir.

Toque aqui e libere seu acesso.

Você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais; 
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.

Tornar-se um membro assinante da Brasil Paralelo é patrocinar a defesa da liberdade de expressão e o resgate dos bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais