Pense no seguinte cenário: você viu uma ação do governo que discorda e decidiu comentar em seu perfil no Twitter. Um dia depois, você perdeu 100 pontos sociais, alcançando um nível de crédito que não te permite mais continuar no seu emprego.
Essa é a realidade de grande parte da população chinesa que é vigiada pelo sistema de crédito social chinês.
Utilizando ferramentas modernas, o Partido Comunista Chinês conseguiu fazer com que os cidadãos sigam sua ideologia para conseguirem viver bem.
Entenda o crédito social chinês e como ele afeta a vida dos cidadãos.
O que é o Crédito Social da China?
O Sistema de Crédito Social Chinês é um mecanismo criado pelo Partido Comunista Chinês para avaliar o comportamento dos cidadãos. Cada cidadão ganha ou perde pontos de acordo com suas ações e crenças.
De acordo com o governo chinês, o objetivo é garantir a segurança da população. A fase de testes começou em 2014, com apenas alguns governos locais aderindo ao sistema de crédito social.
O sistema ainda não funciona em todo o país, mas o governo já declarou que busca disseminar o programa em nível nacional, noticiou o jornal Poder 360.
Como ele afeta a vida dos chineses?
O sistema de crédito social é obrigatório e afeta a capacidade dos cidadãos conseguirem empregos, acessar a internet e viajar, com base na maneira como o governo considera seu comportamento.
Alguns cidadãos aprovam o uso do sistema e consideram que usá-lo os influenciou a serem melhores membros da sociedade. Dizem que são mais conscientes sobre seu comportamento em público e a maneira como tratam os outros.
Outros veem no sistema uma alegoria à distopia 1984, escrita por George Orwell. Para estes, o sistema de crédito social chinês é um tipo de obediência social gamificada, isto é, com pontuações que permitem o controle social autoritário por parte do governo.
A percepção dos outros também importa, porque terceiros podem influenciar sua nota. As pessoas podem se vigiar, auto policiar e denunciar, ampliando o sistema de avaliação sem tanto esforço do governo.
As consequências positivas e negativas variam de acordo com o comprometimento do cidadão com o Partido Comunista da China.
Consequências da pontuação baixa
Algumas das principais consequências de ter uma baixa pontuação são:
- Indeferimento de licenças, permissões e acesso a alguns serviços sociais;
- Exclusão de reservas de voos e viagens de trem;
- Menor acesso ao crédito;
- Acesso restrito aos serviços públicos;
- Inelegibilidade para empregos governamentais;
- Zero acesso a escolas privadas;
- Embaraço público: exposição online ou em TVs.
Consequências da pontuação alta
Algumas dos principais prêmios para os bons cidadãos, especialmente aqueles que agradam a ideologia do governo, são:
- Prioridade em vagas de escolas e emprego;
- Acesso mais fácil a empréstimos e crédito;
- Aluguel de bicicletas e carros livre de caução;
- Academias gratuitas;
- Transporte público mais barato;
- Menor tempo de espera em hospitais;
- Promoções no trabalho;
- Saltar a fila de espera para a habitação popular;
- Incentivos fiscais.
Como as pessoas são monitoradas na China?
O governo comunista utiliza três principais meios de monitoramento:
- Fontes tradicionais: registros governamentais, cartórios, escolas;
- Internet: histórico de pesquisa, compras eletrônicas, redes sociais;
- Sistema de reconhecimento facial.
O governo possui um sistema de vigilância praticamente onisciente: são milhões de câmeras que reconhecem a face de cada cidadão. As imagens são enviadas para um banco de dados universal, onde estão os dados de cada cidadão. O sistema evolui à medida que a máquina aprende cada vez mais.
O Sistema Dang’an mantém um dossiê exclusivo sobre cada cidadão chinês ao longo de toda sua vida.
Os cidadãos não podem ver o arquivo sobre eles mesmos, compilado ao longo dos anos pelo governo. Acessar esses dados é uma grave violação da lei, desobedecer o partido e colocar em risco a própria posição como cidadão.
- O canal South China Morning Post fez uma reportagem mostrando a vida dentro de uma intendência de censura. Confira:
Chineses só acessam o que o Partido permite
Os cidadãos da China não conseguem acessar livremente a internet. Ela é controlada pelo firewall chinês, uma espécie de programa que controla e rastreia toda a rede chinesa. Bloqueando sites, pesquisas, transmissões e determinados conteúdos.
Os sites bloqueados são:
- YouTube
- Wikipédia.
Todas as transmissões ao vivo que começam na China são monitoradas. O firewall chines é administrado por um órgão censor.

Os funcionários controlam o conteúdo exibido com um método de atraso e captura de tela. Qualquer irregularidade faz a transmissão ser suspensa de imediato.
O mecanismo de reconhecimento facial também é aplicado. Se o usuário é de alto risco, há um monitoramento mais cuidadoso.
Desde a Lei de Segurança Nacional, os chineses são impedidos de promover qualquer manifestação contra o partido comunista chinês. Qualquer manifestação neste sentido é considerada traição.
- O uso de câmeras nas ruas com reconhecimento facial para controle da população, lembra a política promovida pelo Grande Irmão no livro 1984, de George Orwell. Saiba mais sobre o livro.
Termos banidos na internet chinesa
Alguns dos principais termos banidos da internet chinesa são:
- Tiananmen Square — artigos do incidente de 1989 sequer aparecem nos resultados;
- Imperador;
- Censura;
- 1984.
Os termos não podem nem ser digitados na maioria dos sites da China.
Campos de "reeducação"
A China aprisiona mais de um milhão de dissidentes religiosos em prisões chamadas Centro de Treinamento Vocacional. Algumas províncias já realizam coleta de DNA para controlar os cidadãos.
- Somente Estados totalitários chegam ao ponto de controlar seu povo com câmeras, coletas de DNA e impressões digitais.
Aqueles que seguem religiões desaprovadas pelo governo são enviados para esses campos, onde aprendem a seguir o socialismo ateu da China.
Controle da Economia
É o Estado que controla quase todas as empresas do país que administram os recursos naturais.
Ele também é oficialmente o proprietário de toda a terra. Embora, na prática, as pessoas possam ter propriedades privadas, é o governo que chancela quem pode adquirir propriedade ou não.
- No capítulo III da nossa série “O Fim das Nações”, abordamos a fundo o caso chinês e a forma como seu regime vem se impondo com base no controle social e no medo. Assista agora, gratuitamente.
E o Estado também controla o sistema bancário, decidindo quem pode tomar empréstimos.
Até as empresas privadas chinesas devem passar por inspeções estatais e ter "comitês partidários'' que possam influenciar a tomada de decisões.
Desde que foi eleito indiretamente em 2013, Xi Jinping deu uma amostra do seu poder e da eficiência da política chinesa: expurgou opositores de dentro do partido e criminalizou mais de cem mil oficiais.
Entendendo a ideologia por trás da China
Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.
O sistema de crédito chegou ao Ocidente?
Jornalistas como Paul Joseph Watson afirmam que o sistema de crédito social já está sendo aplicado no Ocidente. O documentário Os Cancelados, disponível no streaming da Brasil Paralelo, mostra essa realidade.
Adam Carolla, comediante e autor de um dos podcasts mais baixados do mundo, e Dennis Prager, fundador da Prager University, fizeram uma dupla improvável para analisar a história da liberdade de expressão nos Estados Unidos e no Ocidente e as restrições e cancelamentos que vem sofrendo.
O segundo maior streaming nacional do Brasil
Biografias de grandes personagens da história mundial, documentários sobre temas relevantes da atualidade, histórias que divertem e emocionam, tudo isto e muito mais em um streaming que contém muito mais que filmes.
Todos os conteúdos são selecionados a dedo por uma equipe de curadoria com especialistas em cinema. Eles são acompanhados também por análises para você extrair ao máximo das mensagens de cada obra e se divertir.
Toque aqui e libere seu acesso.
Você terá acesso a:
- Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais;
- Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
- Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
- Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.
Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.
Tornar-se um membro assinante da Brasil Paralelo é patrocinar a defesa da liberdade de expressão e o resgate dos bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros.



.webp)



.png)
.png)
.png)
.png)



.jpg)

.jpg)
.png)





.jpg)
.jpg)





