Notícia
3
min de leitura

Sua opinião política pode te impedir de acessar a internet - conheça o Crédito Social Chinês

"Perdão, não posso te contratar, seus pontos sociais são muito baixos"; conheça a realidade de grande parte dos chineses.

Política
Comunismo
China
Foto da Capa: iStock
Redação Brasil Paralelo
Comunicação Brasil Paralelo

Pense no seguinte cenário: você viu uma ação do governo que discorda e decidiu comentar em seu perfil no Twitter. Um dia depois, você perdeu 100 pontos sociais, alcançando um nível de crédito que não te permite mais continuar no seu emprego.

Essa é a realidade de grande parte da população chinesa que é vigiada pelo sistema de crédito social chinês.

Utilizando ferramentas modernas, o Partido Comunista Chinês conseguiu fazer com que os cidadãos sigam sua ideologia para conseguirem viver bem.

Entenda o crédito social chinês e como ele afeta a vida dos cidadãos.

O que é o Crédito Social da China?

O Sistema de Crédito Social Chinês é um mecanismo criado pelo Partido Comunista Chinês para avaliar o comportamento dos cidadãos. Cada cidadão ganha ou perde pontos de acordo com suas ações e crenças.

De acordo com o governo chinês, o objetivo é garantir a segurança da população. A fase de testes começou em 2014, com apenas alguns governos locais aderindo ao sistema de crédito social. 

O sistema ainda não funciona em todo o país, mas o governo já declarou que busca disseminar o programa em nível nacional, noticiou o jornal Poder 360. 

Como ele afeta a vida dos chineses?

O sistema de crédito social é obrigatório e afeta a capacidade dos cidadãos conseguirem empregos, acessar a internet e viajar, com base na maneira como o governo considera seu comportamento. 

Alguns cidadãos aprovam o uso do sistema e consideram que usá-lo os influenciou a serem melhores membros da sociedade. Dizem que são mais conscientes sobre seu comportamento em público e a maneira como tratam os outros.

Outros veem no sistema uma alegoria à distopia 1984, escrita por George Orwell. Para estes, o sistema de crédito social chinês é um tipo de obediência social gamificada, isto é, com pontuações que permitem o controle social autoritário por parte do governo.

A percepção dos outros também importa, porque terceiros podem influenciar sua nota. As pessoas podem se vigiar, auto policiar e denunciar, ampliando o sistema de avaliação sem tanto esforço do governo. 

As consequências positivas e negativas variam de acordo com o comprometimento do cidadão com o Partido Comunista da China.

Consequências da pontuação baixa

Algumas das principais consequências de ter uma baixa pontuação são:

  • Indeferimento de licenças, permissões e acesso a alguns serviços sociais;
  • Exclusão de reservas de voos e viagens de trem;
  • Menor acesso ao crédito;
  • Acesso restrito aos serviços públicos;
  • Inelegibilidade para empregos governamentais;
  • Zero acesso a escolas privadas;
  • Embaraço público: exposição online ou em TVs. 

Consequências da pontuação alta

Algumas dos principais prêmios para os bons cidadãos, especialmente aqueles que agradam a ideologia do governo, são:

  • Prioridade em vagas de escolas e emprego;
  • Acesso mais fácil a empréstimos e crédito;
  • Aluguel de bicicletas e carros livre de caução;
  • Academias gratuitas;
  • Transporte público mais barato;
  • Menor tempo de espera em hospitais;
  • Promoções no trabalho;
  • Saltar a fila de espera para a habitação popular;
  • Incentivos fiscais.

Como as pessoas são monitoradas na China?

O governo comunista utiliza três principais meios de monitoramento:

  • Fontes tradicionais: registros governamentais, cartórios, escolas;
  • Internet: histórico de pesquisa, compras eletrônicas, redes sociais;
  • Sistema de reconhecimento facial.

O governo possui um sistema de vigilância praticamente onisciente: são milhões de câmeras que reconhecem a face de cada cidadão. As imagens são enviadas para um banco de dados universal, onde estão os dados de cada cidadão. O sistema evolui à medida que a máquina aprende cada vez mais. 

O Sistema Dang’an mantém um dossiê exclusivo sobre cada cidadão chinês ao longo de toda sua vida.

Os cidadãos não podem ver o arquivo sobre eles mesmos, compilado ao longo dos anos pelo governo. Acessar esses dados é uma grave violação da lei, desobedecer o partido e colocar em risco a própria posição como cidadão.

  • O canal South China Morning Post fez uma reportagem mostrando a vida dentro de uma intendência de censura. Confira:

Chineses só acessam o que o Partido permite

Os cidadãos da China não conseguem acessar livremente a internet. Ela é controlada pelo firewall chinês, uma espécie de programa que controla e rastreia toda a rede chinesa. Bloqueando sites, pesquisas, transmissões e determinados conteúdos.

Os sites bloqueados são:

  • YouTube
  • Twitter
  • Google
  • Facebook
  • Wikipédia.

Todas as transmissões ao vivo que começam na China são monitoradas. O firewall chines é administrado por um órgão censor.

Toque na imagem para garantir seu acesso gratuito ao e-book.

Os funcionários controlam o conteúdo exibido com um método de atraso e captura de tela. Qualquer irregularidade faz a transmissão ser suspensa de imediato.

O mecanismo de reconhecimento facial também é aplicado. Se o usuário é de alto risco, há um monitoramento mais cuidadoso.

Desde a Lei de Segurança Nacional, os chineses são impedidos de promover qualquer manifestação contra o partido comunista chinês. Qualquer manifestação neste sentido é considerada traição.

  • O uso de câmeras nas ruas com reconhecimento facial para controle da população, lembra a política promovida pelo Grande Irmão no livro 1984, de George Orwell. Saiba mais sobre o livro.

Termos banidos na internet chinesa

Alguns dos principais termos banidos da internet chinesa são: 

  • Tiananmen Square — artigos do incidente de 1989 sequer aparecem nos resultados;
  • Imperador;
  • Censura;
  • 1984.

Os termos não podem nem ser digitados na maioria dos sites da China.

Campos de "reeducação"

A China aprisiona mais de um milhão de dissidentes religiosos em prisões chamadas Centro de Treinamento Vocacional. Algumas províncias já realizam coleta de DNA para controlar os cidadãos.

  • Somente Estados totalitários chegam ao ponto de controlar seu povo com câmeras, coletas de DNA e impressões digitais.

Aqueles que seguem religiões desaprovadas pelo governo são enviados para esses campos, onde aprendem a seguir o socialismo ateu da China.

Controle da Economia

É o Estado que controla quase todas as empresas do país que administram os recursos naturais.

Ele também é oficialmente o proprietário de toda a terra. Embora, na prática, as pessoas possam ter propriedades privadas, é o governo que chancela quem pode adquirir propriedade ou não.

  • No capítulo III da nossa série “O Fim das Nações”, abordamos a fundo o caso chinês e a forma como seu regime vem se impondo com base no controle social e no medo. Assista agora, gratuitamente.

E o Estado também controla o sistema bancário, decidindo quem pode tomar empréstimos.

Até as empresas privadas chinesas devem passar por inspeções estatais e ter "comitês partidários'' que possam influenciar a tomada de decisões.

Desde que foi eleito indiretamente em 2013, Xi Jinping deu uma amostra do seu poder e da eficiência da política chinesa: expurgou opositores de dentro do partido e criminalizou mais de cem mil oficiais.

Entendendo a ideologia por trás da China

Para saber mais sobre ideologias políticas e sua influência na história moderna, a Brasil Paralelo está oferecendo gratuitamente o e-book Ideologias Políticas: As Diferentes Correntes. Não perca a oportunidade de conhecer as origens e os principais pensadores da transformação cultural do mundo ocidental dos últimos anos.

O sistema de crédito chegou ao Ocidente?

Jornalistas como Paul Joseph Watson afirmam que o sistema de crédito social já está sendo aplicado no Ocidente. O documentário Os Cancelados, disponível no streaming da Brasil Paralelo, mostra essa realidade. 

Adam Carolla, comediante e autor de um dos podcasts mais baixados do mundo, e Dennis Prager, fundador da Prager University, fizeram uma dupla improvável para analisar a história da liberdade de expressão nos Estados Unidos e no Ocidente e as restrições e cancelamentos que vem sofrendo.

O segundo maior streaming nacional do Brasil

Biografias de grandes personagens da história mundial, documentários sobre temas relevantes da atualidade, histórias que divertem e emocionam, tudo isto e muito mais em um streaming que contém muito mais que filmes.

Todos os conteúdos são selecionados a dedo por uma equipe de curadoria com especialistas em cinema. Eles são acompanhados também por análises para você extrair ao máximo das mensagens de cada obra e se divertir.

Toque aqui e libere seu acesso.

Você terá acesso a:

  • Filmes consagrados de Hollywood e do cinema mundial, como Mãos Talentosas - A História de Ben Carlson; Clube da Luta; Rocky; O Patriota; Paulo, Apóstolo de Cristo; Gangues de Nova York, Ben-Hur e muito mais; 
  • Documentários Originais da BP, como Entre Lobos, Crise dos 3 Poderes, A Direita no Brasil, Brasil - Última Cruzada e documentários internacionais prestigiados, como Dunkirk, Putin vs Ucrânia, Os Maiores Ícones da Natureza e muito mais;
  • Programas como o podcast Conversa Paralela, Rasta News, Contraponto, Panorama e muito mais.
  • Cursos sobre política, filosofia, literatura, história e muitas outras disciplinas.

Assine agora e tenha acesso a esses benefícios ainda hoje - toque aqui para garantir assinar o segundo maior streaming do Brasil.

Tornar-se um membro assinante da Brasil Paralelo é patrocinar a defesa da liberdade de expressão e o resgate dos bons valores, ideias e sentimentos no coração de todos os brasileiros. 

DE DESCONTO

Escolha sua BP

Uma Brasil Paralelo para cada momento da sua vida

de
R$
19
/mês
12x
R$
19.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
HD
Qualidade de vídeo
Nenhum
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
MELHOR PLANO

de
R$
59
/mês
12x
R$
59.00
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Catálogo de filmes selecionados
Assine agora
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Originais 4K
Qualidade de vídeo
10 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

de
R$
39
/mês
12x
R$
39.00
/mês
Originais e Séries BP, Cursos e formações BP eCatálogo de filmes sele
ASSINE AGORA
*Assinatura anual com renovação automática.
Garantia incondicional de 7 dias
Full HD
Qualidade de vídeo
2 Títulos
Downloads offline
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação

Plano Básico

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 190,00
Valor à vista:
R$ 2.280,00

Cupom aplicado 37% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 119,00
Valor à vista:
R$ 1.428,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
Não disponível neste plano.
Qualidade do vídeo:
HD

Plano Premium

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 590,00
Valor à vista:
R$ 7.080,00

Cupom aplicado 62% OFF

MAIOR DESCONTO

Valor com desconto:
12x de
R$ 219,00
Valor à vista:
R$ 2.628,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
MAIS COMPLETO
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
10 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Originais em 4K

Plano Intermediário

Assinatura Vitalícia
Valor sem desconto:
12x de
R$ 390,00
Valor à vista:
R$ 4.680,00

Cupom aplicado 54% OFF

Valor com desconto:
12x de
R$ 179,00
Valor à vista:
R$ 2.148,00
Assine uma única vez >
Garantia incondicional de 7 dias.
de
R$
19
/mês
Originais e Séries BP, Aplicativo e plataforma e Programação BP completa
*Assinatura anual com renovação automática.
Resumo do plano:
Originais e Séries BP
Catálogo de filmes selecionados
Catálogo infantil seguro
+ de 300 entrevistas completas
Cursos do Núcleo de Formação
Downloads simultâneos:
2 títulos para assistir offline.
Qualidade do vídeo:
Full HD

Torne-se Membro da Brasil Paralelo

Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP