A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, um Projeto de Lei para incluir o "Dia da Cegonha Reborn" no calendário oficial da cidade.
A proposta criada pelo vereador Vitor Hugo (MDB), estabelece o dia 4 de setembro para a celebração anual das artesãs que criam bonecas com aparência hiper-realista de bebês.
Aprovada na Câmara, a medida ainda aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para ser oficializada.
Segundo o vereador Vitor Hugo, a iniciativa busca valorizar o trabalho das "cegonhas", como são conhecidas as artistas reborn.
Ele justifica que "o nascimento de um bebê é um momento singular na vida de uma mulher, e não é diferente para as mamães reborn, porém, os seus filhos são enviados por cegonhas".
O parlamentar também destacou o uso terapêutico dessas bonecas, que, segundo ele, auxiliam no tratamento psicológico em casos de luto, traumas e depressão:
"Aprovamos o Dia da Cegonha Reborn, uma homenagem emocionante a mulheres incríveis da nossa cidade. São artesãs que criam bonecas realistas usadas em terapias. Muitas delas passaram por momentos difíceis [...] e encontraram neste trabalho uma forma de cura e amor", escreveu o vereador em suas redes sociais.
A ideia da proposta partiu da artesã Janaina Afonso. Ela conta que a motivação surgiu após sua filha ouvir de uma professora que "artista reborn não era profissão":
"O nosso trabalho é considerado manual do nicho da bonecaria. E aí eu falei, então, poderia ter o 'Dia da Cegonha reborn'", relatou Janaina, que passou a organizar eventos até que o vereador abraçou a causa.



.webp)



.jpg)






.jpg)






