A Brasil Paralelo foi ao Rio de Janeiro para mostrar o que os cartões-postais não revelam, produzindo o documentário Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas.
A subversão de uma cidade paradisíaca
De moradores sitiados pelo crime a ex-integrantes do Comando Vermelho, entrevistamos aqueles que vivem a guerra do Rio de Janeiro todos os dias.
Em Brás de Pina, na Zona Norte, a disputa entre o Comando Vermelho e o Terceiro Comando Puro (TCP) pelo controle da região resultou em 77 tiroteios só em 2024, enquanto traficantes como Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, expandem seu domínio com serviços ilegais de internet e extorsão.
Na Zona Oeste, a Gardênia Azul viu o terror se instalar desde 2023, com o Comando Vermelho assumindo o bairro em uma guerra sangrenta contra milicianos, acumulando quase 684 assassinatos em dois anos.
Áudios adquiridos pela polícia revelam bandidos debatendo se arrancariam o coração de seus inimigos.
Não é só mais um documentário
Rio de Janeiro: Paraíso em Chamas é uma produção sobre como a cidade maravilhosa foi ocupada por facções criminosas.
Nos belos palácios governamentais, herança histórica de um Rio de Janeiro que era o centro político do Brasil, residiram pessoas acusadas e condenadas pela justiça. Segundo uma matéria de 2020 do Poder 360, em apenas 4 anos, 6 governadores do Rio foram afastados ou presos.








.webp)













